14/12/2018
Projeto de Bussiki que dedica mês ao enfrentamento do tráfico de pessoas é aprovado
Brunna Maria - CMC

A Câmara de Cuiabá aprovou o projeto de autoria do vereador Marcelo Bussiki (PSB) que institui o mês “Julho Azul” e o Dia Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Município de Cuiabá, celebrado em 30 de julho. A iniciativa busca conscientizar, divulgar e promover debates em torno da necessidade de combater o tráfico de pessoas.

O projeto foi aprovado durante sessão plenária na terça-feira (11), por unanimidade. Com a aprovação, o projeto segue para a sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), para que seja colocado em prática.

De acordo com Bussiki, a intenção é estimular a adesão de toda a sociedade no compromisso de discussão a respeito do tema, de modo que o Município integre os eventos, calendários e ações que forem realizados no decorrer do mês, às atividades da mobilização nacional.

“Não somente neste dia, como durante todo o Julho Azul, o Município poderá, em cooperação com a iniciativa privada e outros setores, realizar campanhas de esclarecimentos e outras ações educativas e preventivas, a fim de encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas”, disse.

Ainda segundo Bussiki, o Brasil não dispõe de órgão dedicado exclusivamente ao tema, apesar da existência de ações no sentido de agregar o país aos esforços internacionais de prevenção e combate a essa exploração do ser humano.

“Na esfera federal temos a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, mas na esfera municipal não dispomos de políticas e controle eficientes. Acredito que assim poderemos contribuir, mesmo que minimamente, para as atividades, campanhas e ações no combate a este crime, que é pouco revelado”, encerrou.