18/12/2018
Dr. Xavier: “Fechamos o ano ainda sem poder dizer que a Saúde de Cuiabá (SUS) vai bem”
Brunna Maria - CMC
Parlamentar destacou que há empenho total dos servidores da Saúde Municipal (SUS) em ofertar o melhor. "Eles fazem o que podem. Por vezes, até mais além de suas possibilidades. Assim, temos que aplaudi-los continuamente. As falhas atribuídas ao sistema não são de responsabilidade de quem atua na Saúde de Cuiabá de forma idealista para assistir seu próximo" - definiu

O vereador Dr. Xavier mudou hoje (18) o tom complacente que normalmente utiliza ao se referir ao andamento dos serviços de Saúde SUS do município para cobrar maior celeridade nas obras de reforma e ampliação de unidades sob a responsabilidade direta da Prefeitura (via Secretaria de Saúde). O parlamentar externou que a população cuiabana está sendo prejudicada dia a dia por causa da demora na entrega dessas obras, o que sobrecarrega outras unidades adjacentes. "A Região Oeste sedia núcleos SUS emperrados há meses, em função de entraves burocráticos e financeiros", apontou. “Quem sofre, afinal, é a população carente”.

Dr. Xavier afirmou que continuará mobilizando cobranças contínuas para a conclusão de empreendimentos do gênero junto à Secretaria de Saúde de Cuiabá e ao próprio prefeito Emanuel Pinheiro.  Nessas reuniões, ele tem convocado titulares das Pastas para fornecer explicações a respeito dos atrasos, além de convidar os comunitários para ouvir os gestores. O objetivo do vereador é traçar um mapa real da situação e jogar de forma transparente com as comunidades.

“Não quero que os moradores sejam enganados. É fundamental que alguém venha dizer o seguinte: "O atraso aconteceu por conta disso e daquilo. Mas essa obra recomeça amanhã e será entregue dentro de tantos dias". Porque, se no dia seguinte aparecer somente dois ou três funcionários, é óbvio que tal promessa não será cumprida. Mesmo quem não entende de projeto de construção civil sabe que esse número é insuficiente para tocar empreendimentos de porte. É querer enxugar gelo. Nenhum munícipe é bobo para não perceber quando algo concreto acontece e quando existe clara enrola para disfarçar atrasos e a própr ia incompetência”.

A insatisfação do vereador está centrada igualmente numa série de unidades de Saúde SUS da Rede Municipal paralisada em toda Cuiabá - não apenas na Região Oeste. Ele destacou que tem percorrido a capital e a ala distrital do município com regularidade, e não está contente com o que testemunha e ouve em muitos lugares por parte dos usuários SUS. “Se um PSF fecha as portas para uma reforma que não acontece ou não anda, isso significa transtornos diversos. É colocar a Saúde num trampolim. É arriscar a vida humana. Soma-se ao elenco de insatisfação alguns serviços que não mais ofertam”.

Como exemplo, o vereador citou o caso do PSF do Jardim Independência. “Esse aí já passou da hora de funcionar novamente. Ao ser paralisado, sobrecarregou o Posto de Saúde da Cidade Alta. Mas a Secretaria de Saúde garantiu sua reinauguração nos próximos dias. Vou cobrar e cobrar, não aceito mais desculpas de nenhuma das partes – seja da Prefeitura e/ou da construtora responsável pelos serviços. Mesmo porque não há dívidas pendentes no PSF do Independência para travar a continuidade dos trabalhos elencados no projeto".

Situação idêntica  acontece com o Centro de Saúde do Novo Terceiro, há meses paralisado por conta da falência da empresa encarregada dos serviços - exemplificou. "Os moradores de lá já fizeram até abaixo-assinado. Vamos ver, enfim, se com a carta-convite anunciada esse projeto sai desse atoleiro de inércia e a reforma/ampliação acontece para valer. O usuário SUS merece respeito”.

João Carlos de Queiroz – Secretaria de Comunicação Social - CMC