27/12/2018
Bussiki destina emendas impositivas para saúde, comunidades rurais e causa animal
Arquivo/CMC
Bussiki: pensar na saúde e na família são algumas das minhas prioridades no mandato

O vereador de Cuiabá Marcelo Bussiki (PSB) destinou suas  12 emendas impositivas para o ano de 2019 para as áreas da saúde, causa animal, comunidades rurais, além de eventos religiosos. As emendas atendem aos pedidos recebidos da população ao longo deste ano e foram aprovadas durante sessão extraordinária nessa quarta-feira (26).

Bussiki destinou duas emendas, totalizando R$ 150 mil, para a área da saúde. Foram  R$ 100 mil para implantação do Hospital Materno-Infantil, que será o primeiro hospital público especializado no atendimento a crianças e adolescentes, e outros R$ 50 mil para o projeto Pé Torto, que realiza cirurgias em crianças que nasceram com uma deformidade que acarreta a torção dos membros.

Para as ações ligadas à proteção da criança, fortalecimento da família e assistência social, Bussiki destinou três emendas, totalizando R$ 90 mil. Foram  R$ 60 mil para a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), que atua para fortalecer o trabalho voltado às famílias interessadas em adotar,  e R$ 15 mil para o apoio às ações da Associação Banho Solidário, que auxilia moradores de rua.

Além disso, Bussiki destinou outros R$ 15 mil para a ONG Cristo Salvador, que através de sua comunidade terapêutica ajuda dependentes químicos a abandonar o vício. Bussiki destinou ainda duas emendas para os eventos religiosos Conferência Arena Jovem e Marcha para Jesus. Foram R$ 35 mil e R$ 20 mil, respectivamente, para os eventos.

“Sempre disse que pensar na saúde e na família são algumas das minhas prioridades no mandato. E, como tal, destinei recursos para projetos que vão fortalecer a saúde da nossa cidade, como também o importante trabalho que essas instituições e até os eventos religiosos fazem com crianças, adolescentes e adultos”, disse Bussiki.

Já para projetos em prol da causa animal, Bussiki destinou três emendas impositivas que somam  R$ 80 mil. Desse valor,  R$ 50 mil foram para a Associação Voz Animal (AVA), visando à compra de equipamentos e custeio de castrações de animais de rua.

Outros R$ 30 mil foram destinados para o fortalecimento de ações ligadas ao controle de zoonoses em cães e gatos, realizadas pela Associação Mato-grossense Protetora de Animais (APAM) e Associação Cuidado Cão Amor.  Foram destinados R$ 20 mil e R$ 10 mil, respectivamente, para essas duas entidades.

“Esse recurso vai auxiliar o Município a tirar efetivamente do papel a Política do Bem-Estar Animal, que aprovamos no ano passado. Vejo que a prefeitura tem tido dificuldade e queremos contribuir, pois pensar nos animais abandonados também é pensar em saúde pública”, disse.

Além disso,  Bussiki destinou  R$ 25 mil em emendas impositivas para iluminação do campo e da quadra de areia da comunidade do Coxipó do Ouro, além do campo da comunidade Bandeira. Foram destinados R$ 15 mil e R$ 10 mil, respectivamente, para esses serviços.

Essas emendas são fruto do projeto Estradeiro, realizado por  Bussiki, que  percorreu as comunidades Aguaçú, Machado, Carioca, Barra Grande, Terra Vermelha, Bandeira, localizadas no Distrito do Aguaçu, além das comunidades Coxipó do Ouro, São Jerônimo, Aricá-Açu e Comunidade dos Médicos, que fazem parte do Distrito do Coxipó do Ouro.

“Nesses locais recebi vários pedidos das comunidades para serviços de iluminação, pavimentação e troca de pontes de madeira por concreto. Por isso, propus essas duas emendas impositivas. O que não foi possível alocar nessas emendas,  eu  propus outras para remanejar recursos do orçamento. Mas essas últimas, infelizmente, não foram aprovadas pelos demais vereadores”, lamentou Bussiki.

Ao todo, Bussiki apresentou 26 emendas modificativas e de redação à Lei Orçamentária Anual (LOA 2019), além das emendas impositivas.  Foram 11 emendas modificativas, que remanejam recursos e  três aditivas, que alteram a redação da lei. Estas, porém, não foram aprovadas pelos vereadores.

Assessoria de Comunicação: Karine Miranda