19/02/2009
Sávio critica renovação de contrato com a Qualix
Fablício Rodrigues
O vereador Domingos Sávio (PMDB) criticou na sessão desta quinta (19) a renovação do contrato emergencial da Prefeitura de Cuiabá com a Qualix Serviços Ambientais Ltda, que presta serviços de coleta de lixo ao município há quase 10 anos. O termo foi firmado ontem, data em que deveria ser realizada a licitação para a contratação de uma nova empresa, conforme havia anunciado o próprio prefeito Wilson Santos (PSDB). “Me causou estranheza o fato do prefeito fechar contrato com a Qualix, responsável por todas irregularidades levantadas pela CPI do Lixo”, disse Sávio.

Domingos Sávio avalia ainda que as CPI´s realizadas na Câmara acabam tendo efeito contrário, já que ao invés do prefeito sanar as falhas detectadas pelas comissões, ele resolve fechar novos contratos com as mesmas empresas, como também ocorreu com a CPI dos Transportes. Também cobrou o relatório final da CPI ao argumentar que, uma vez divulgado, poderia proibir a administração municipal de contratar, novamente, a Qualix. “Isso seria o mínimo que o relatório deveria exigir”, destacou. A CPI feita no ano passado foi presidida pelo vereador Francisco Vuolo (PR) e teve o então vereador Marcus Fabrício (PP) como relator.

O vereador Leve Levi (PP) também foi à tribuna para questionar as falhas na execução dos serviços, já que o próprio líder do prefeito no Legislativo, vereador Paulo Borges (PSDB), havia dito sobre o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “O TAC Não é mérito. Se há necessidade de ajustar é porque havia algo errado”, avalia. Cobrou ainda a implantação do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos, pois, segundo ele, não adianta mudar o local do aterro sanitário se os resíduos sólidos não tiverem destino correto.

Paulo Borges justificou que a CPI deu o prazo de seis meses para que a prefeitura apresentasse o processo licitatório. Segundo ele, a atual gestão está fazendo um estudo em parceria com a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) para a construção de um novo aterro sanitário na Capital. Borges garantiu ainda que não houve aumento no valor pago à Qualix. Hoje, a prefeitura paga R$ 1,4 milhão ao mês pelo serviço terceirizado. “A TAC passa a ser cumprida a partir do próximo dia 27”, assegurou.

Pollyana Araújo