26/02/2009
Adevair cobra agilidade no Pronto Socorro e prepara mobilização
O vereador Adevair Cabral (PDT), que presidiu a sessão desta quinta (26) em substituição ao presidente da Câmara de Cuiabá Deucimar Silva (PP), prepara uma mobilização contra a demora no atendimento do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. “É desumano passar até três meses no Pronto Socorro aguardando uma cirurgia ortopédica”. Ele conta ainda que chegou a cobrar do prefeito Wilson Santos (PSDB) melhorias na unidade de saúde, mas analisa que a medida mais cabível no momento é chamar a atenção do Poder Executivo por meio de espécie de mutirão, como classificou o próprio vereador.

Já que a prefeitura alega falta de recursos para investir no setor, Adevair sugere o corte de outros gastos, considerados supérfluos se comparados as necessidades da área da saúde. “Se falta dinheiro, então vamos diminuir com o cafezinho e combustível”. Garantiu que a partir de agora vai atuar com rigor na fiscalização do Pronto Socorro com o intuito de “apressar” os atendimentos já agendados. O presidente em exercício também reclamou das barreiras policiais durante o Carnaval na estrada que liga Cuiabá a Nossa Senhora de Livramento. “Tiveram foliões que chegaram a ficar quatro horas na fila esperando para serem revistados pela polícia e, por isso, chegaram estressados na festa”, disse. Segundo o vereador, houve congestionamento de 4 a 5 quilômetros, o que considera inadmissível. “Faço uma alerta para que no próximo Carnaval seja diferente”.

Além de Adevair, o vereador Toninho de Souza, também do PDT, reivindica melhorias ao Pronto Socorro. Sugeriu que os vereadores se juntem para visitar a unidade a cada 15 dias e fazer um “raio-X” da atual situação. Após o levantamento das supostas falhas, o relatório deve ser encaminhado ao secretário de Saúde do município, Luiz Soares. Já Lúdio Cabral (PT) apresentou requerimento por meio do qual solicita audiência pública para debater as despesas e receitas do Sistema Único de Saúde. Também disse que está colhendo as assinaturas para o requerimento com vistas a anular o decreto que elevou a tarifa de água.

Pollyana Araújo