16/01/2019
Sem critério técnico, Prefeitura exonera servidores por não terem “padrinhos políticos”
A Secretaria de Saúde de Cuiabá tem exonerado servidores da pasta sem critério técnico, desligando pessoas por não possuírem “padrinhos políticos”. Essa foi a constatação feita pelo vereador Abilio Junior (PSC), nessa terça-feira (15-01), em decorrência de uma fiscalização realizada no órgão.

Conforme Abilio, uma lista de aproximadamente 250 funcionários foi entregue a ele pela administração da Secretaria, após requerimento feito em razão de algumas denúncias de desligamento. No documento, o parlamentar verificou que a maioria dos que estão sendo exonerados, são pessoas que entregaram o currículo, sem possuir qualquer indicação política.

“Dá para ver nitidamente que o processo tanto de contratação, quanto de exoneração foi por apadrinhamento político. Eles contrataram que tem o “padrinho” e estão mandando embora quem não tem. Ao invés de fazer do jeito certo, que seria definir critérios de capacidade técnica, especialidade, profissionalização, fazendo um processo seletivo e, posteriormente, concurso público”, enfatiza Abilio.

De acordo com o vereador, a informação repassada pela Secretaria é de que as exonerações são em cumprimento a uma determinação do Tribunal de Contas, sob orientação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual. Contudo, salienta Abilio, o processo de desligamento deveria levar em consideração a capacidade técnica e profissional dos respectivos servidores.

“Eles deveriam pensar no melhor para cidade, na melhor prestação de serviço prestado à população, não apenas na influência política que cada pessoa tem, pelo fato de ter algum vínculo com alguma autoridade política, seja vereador, secretário, esposa de prefeito, do irmão do prefeito ou de qualquer outro ‘amigo do rei’”, destaca Abilio.

Dana Campos

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues