22/01/2019
“Lagoa precisa receber tratamento de esgoto adequado”, cobra Toninho de Souza
O vereador Toninho de Souza (PSD) esteve na manhã desta terça-feira (22), visitando o Parque das Águas, na região do Centro Político e Administrativo (CPA), em Cuiabá. O local foi concebido com a missão de tornar-se uma referência em termos de lazer para a população cuiabana e também ponto de visitação dos mato-grossenses.

O parlamentar cobrou urgência no problema relacionado ao tratamento de esgoto que é despejado por diversos órgãos públicos do governo de Mato Grosso na Lagoa Paiaguás. Segundo Toninho de Souza ele está lutando, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, para que o problema seja resolvido.

“Aqui é um lugar lindo, bem estruturado, mas o local enfrenta dificuldades em relação ao esgoto que é jogado na Lagoa Paiáguas, para que tudo esteja 100%  é preciso que o esgoto que cai na lagoa seja tratado. Nós estamos na luta em parceria com a Prefeitura de Cuiabá para que esse tratamento aconteça o quanto antes, inclusive já houve uma interdição do local”, explicou.

Desde a inauguração do Parque das Águas, os freqüentadores do local reclamam do mau cheiro que vem da lagoa, cuja água precisa de tratamento. “Nós precisamos ter o local bonito, mas com um ambiente saudável, para que a população possa andar com tranqüilidade, sem incômodos, está é a nossa luta”, finalizou.

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

O secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, no fim de abril do ano passado chegou a determinar a concretagem da tubulação que vinha lançando os dejetos sem tratamento na lagoa.

No dia 02 maio, foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), estabelecendo o prazo máximo de seis meses para que o Estado regularizasse o lançamento dos efluentes de todas as edificações de sua responsabilidade na rede pública do sistema de esgotamento sanitário do CPA.

O prazo inicial previsto para o final de dezembro do ano passado foi prorrogado para fevereiro próximo.

Verônica Rakel