05/02/2019
Câmara instala pisos táteis para facilitar locomoção de deficientes visuais
Nelson
A fim de aumentar a acessibilidade dos deficientes visuais ao prédio da Câmara de Cuiabá, a Mesa Diretora deu andamento ao projeto de acessibilidade, que teve início em 2018, com a gestão do biênio-2017/2018, presidida pelo vereador Justino Malheiro (PV). O Presidente Misael Galvão (PSB) determinou a continuidade da ação, através da instalação de pisos táteis em todo o Parlamento Municipal e também em seu entorno. No total, foram colocados mais de 600 metros, sendo 110 metros no calçamento da área externa, e 550 metros no interior do Legislativo.

“O objetivo é facilitar o acesso dos portadores especiais visual. A Câmara terminou este projeto de instalação de pisos táteis, que é um conjunto de peças que vai facilitar o acesso dessas pessoas ao prédio da Câmara Municipal de Cuiabá.  A instalação desse piso tátil seguiu a norma técnica da ABNT que especifica o tamanho em 91x50. Então, colocamos dentro da Câmara pisos emborrachados, e na área externa, no calçamento, pisos de concreto. Com isso, a Câmara ganha uma nova vida, um novo visual e uma nova política, a política de inclusão social”, afirma o secretário de Patrimônio e Manutenção, Marcelo Gomes de Oliveira.

A iniciativa da Mesa Diretora já surtiu efeito direto, tendo em vista que o Parlamento possuiu dois servidores efetivos com deficiência visual.  “O piso vai facilitar o acesso, principalmente de pessoas que ainda não conhecem o ambiente. O deficiente visual que virá a instituição vai conseguir ter a acessibilidade garantida através do piso tátil. Isso facilita para nós, que somos deficientes visuais totais, e também para aqueles que possuem baixa visão através da sinalização”, frisou Odenil dos Santos, servidor da Câmara desde 2012.

De acordo com o presidente Misael Galvão (PSB), o prédio ainda deve passar por novas adequações no decorrer de sua gestão, visando garantir a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência. “Temos servidores com deficiências e temos que atendê-los, assim como a população como um todo. A instalação desses pisos táteis foi apenas o início. Ainda iremos fazer outras adequações como colocação de rampas e sinalizadores”, finalizou o vereador.

Kamila Arruda