07/02/2019
Bussiki continuará à frente da Comissão de Orçamento do Legislativo
O vereador de Cuiabá Marcelo Bussiki (PSB) permanece como presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária do Legislativo, na gestão do presidente Misael Galvão (PSB). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (6), durante reunião do Colégio de Líderes da Câmara Municipal.

Auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-controlador-geral de Cuiabá, Bussiki já ocupava o cargo de presidente da Comissão de Orçamento desde 2017, da qual também eram membros os vereadores Wilson Kero Kero (PSL) e Felipe Wellaton (PV).

A comissão é responsável por opinar sobre todos os projetos e proposições relacionados a orçamento e finanças do Executivo, em especial os que tratam da legislação orçamentária: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentária e a Lei Orçamentária Anual.

Para o vereador, permanecer na comissão é um reconhecimento pelo trabalho de fiscalização que vem desempenhando. Como presidente, Bussiki deu pareceres aos inúmeros projetos, protocolou representações no Tribunal de Contas (TCE) e impetrou ações no Tribunal de Justiça (TJ) a fim de garantir a lisura e transparência das ações da prefeitura.

Em umas decisões obtidas por Bussiki, a prefeitura teve que extinguir a Secretaria Extraordinária dos 300 anos (SEC 300), em razão das irregularidades contidas no projeto que criou a secretaria e só pôde recriá-la após corrigir as falhas. Em outra representação, a prefeitura teve que suspender a licitação da Secretaria de Saúde para a contratação de empresa em gestão e operação de logística para materiais da área da saúde.

A prefeitura também teve de recalcular a Lei Orçamentaria Anual (LOA) para 2018, após Bussiki apontar que as receitas estavam subestimadas.

“Minha recondução demonstra a confiança dos vereadores pelo trabalho realizado no primeiro biênio. Poderemos dar continuidade à ampla e irrestrita discussão do orçamento, com a participação popular na elaboração de emendas, além da fiscalização das leis e projetos que geram impacto nas contas públicas e que influencia na vida do cidadão”, afirmou Bussiki.

Além da Comissão de Orçamento, Bussiki também foi escolhido membro da Comissão de Amparo à Criança, ao Adolescente, ao Idoso e às pessoas com deficiência.  O presidente dessa comissão será o vereador Dilemário Alencar (Pros), e Luís Claudio (PP) será outro membro.

“Ao longo dos últimos anos, propus inúmeros projetos em prol das crianças e adolescentes. Participar dessa comissão só reforça meu compromisso de mandato de priorizar projetos e programas para o fortalecimento da família”, encerrou Bussiki.