07/02/2019
Jardim Independência: morosidade nas obras de reforma do PSF irritam Dr. Xavier
O vereador Dr. Xavier verificou hoje (7) cedo o andamento dos serviços de reforma do PSF do Jardim Independência, e não saiu de lá satisfeito, conforme deixou claro. "Já levamos o diretor de Obras da Secretaria de Saúde ao PSF do Jardim Independência por duas vezes, quando explicou aos comunitários os impasses existentes {para a retomada dos serviços} e as soluções viabilizadas pela administração. Foi garantida a entrega desse PSF reformado até meados de janeiro, no máximo, após a Saúde quitar pendências com a empresa contratada para realizar as obras. Mas já estamos em fevereiro, e até agora, na prática, nada aconteceu, prevalecendo absoluta morosidade. Enquanto isso, os moradores do Independência precisam se deslocar até outras unidades, em busca de atendimento. Uma das mais sobrecarregadas, por conta diss o, é o Posto de Saúde da Cidade Alta, onde estão lotados - de maneira desconfortável - os funcionários do PSF do Independência".

Já no Novo Terceiro, o vereador Dr. Xavier reuniu-se com lideranças locais e repassou a eles a promessa do secretário de Saúde do município, Luiz Antônio Possas de Carvalho, externada em visita ao Legislativo nesta semana. Possas garantiu que a unidade local será entregue reformada e ampliada até julho próximo. O vereador sublinhou que esse é mais um prazo "para ser acreditado", em decorrência de outros prazos não cumpridos.

"Julho está bem aí, e esperamos efetivamente quer o Novo Terceiro tenha seu Centro de Saúde de volta, 100% reformado e capaz de atender dignamente, além de dotado de setor odontológico. É outra luta incessante nossa no Parlamento". Dr. Xavier pontuou que o Novo Terceiro é um dos bairros carentes mais populosos da capital, e a área de Saúde local padece em função do abandono que esse Posto foi relegado.

"Criou-se uma expectativa otimista de que seria entregue dentro de prazo "x". Ao invés disso, o que aconteceu foi um lacre vergonhoso dessa unidade de Saúde, sem perspectivas de que volte a funcionar tão cedo. Agora, o secretário voltou a estabelecer novo prazo, em julho próximo. Tomara que, desta vez, não seja apenas uma promessa em vã. Pois os comunitários não acreditam em mais promessas".

Ainda na opinião do parlamentar, por maior que seja a expansão populacional de Cuiabá, torna-se imperioso que a gestão pública promova um atendimento paralelo na área de Saúde, a fim de garantir assistência satisfatória ao cidadão que utiliza os serviços SUS. "Vamos intensificar cobranças e mais cobranças, para que a Saúde Municipal (SUS) deixe de ser referência de deficiências gerais, tornando-se modelo estadual de bom atendimento. Isso é viável, e pode ser viabilizado em bases sólidas, de compromisso sério firmado entre gestores e a população".

João Carlos de Queiroz - Assessoria de Gabinete - Vereador Dr. Xavier

26/04 - Vereador Jeferson Siqueira destaca importância da realização do mutirão de cirurgias eletivas