12/02/2019
Na Tribuna Livre, sindicato da educação fala sobre Lei Orgânica
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (12), os representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público usaram a Tribuna Livre para falar sobre a Lei Orgânica que vem sendo discutida há aproximadamente três anos na rede municipal de ensino por uma comissão composta pelo sindicato dos trabalhadores e secretaria municipal de educação. A matéria ainda foi lida em Plenário.

“Agradeço o espaço que nos foi aberto para fazermos os devidos esclarecimentos dessa revisão da Lei Orgânica. Agradecer a presença dos vereadores na nossa aula inaugural, onde o prefeito comprometeu com os trabalhadores da educação aprovação dessa Lei. Atender a Lei Orgânica que trará beneficio para todos os servidores será uma vitória imensa para Cuiabá, para a gestão do prefeito e consequentemente para os trabalhadores da educação do Município de Cuiabá”, pontua o Presidente do sindicato, João Custódio.

Entre os principais pontos da lei está a ampliação da hora atividade para professor, que atualmente estão com 20% dessa hora e vão para 33%, totalizando três horas a mais do que utilizam atualmente. Outro aspecto de importância é a formação dos trabalhadores, como por exemplo, os vigilantes, merendeiras e equipe de limpeza que têm acessão somente ao curso profissionalizante e desejam o curso superior específico na área.

Além dessas, ainda marcado como ponto principal a especialização do cuidador de crianças portadores de necessidades especiais. “Nessa nova legislação estamos trazendo uma nova nomenclatura para esses cuidadores que é Técnico Cuidador de aluno deficiente, ficando professor e técnicos profissionalizantes”, explica Helena Bortolo do Sintep.

Susan Bento
Câmara Municipal de Cuiabá