18/02/2019
Toninho de Souza sugere a criação de “Patrulhamento Rural” para combater criminalidade
Além do “Patrulhamento Rural, o parlamentar sugeriu também ao Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Cel. Assis, a criação de uma linha telefônica para denúncias exclusivamente para a Zona Rural.

Preocupado com a segurança das famílias que residem na Zona Rural da baixada cuiabana que sofrem com a onda de violência, o vereador Toninho de Souza (PSD), sugeriu a criação de um “Patrulhamento Rural” e também uma linha telefônica exclusiva para denúncias da Zona Rural.

A sugestão foi feita ao comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, Jonildo José Assis, que esteve em reunião mobilizada pelo vereador Toninho de Souza, na Comunidade de Sangradouro, Zona Rural da cidade de Santo Antonio de Leverger. O encontro teve como objetivo, ouvir as reivindicações das famílias que residem na região em relação aos roubos que estão acontecendo nas propriedades Rurais.

Toninho de Souza explicou que a situação que acontece em Sangradouro, acontece também na Zona Rural da baixada Cuiabana. ”Como a Polícia aperta o cerco dentro da cidade os bandidos migram para as Zonas Rurais e usam de extrema violência. Isso acontece aqui em Sangradouro, e também em outras regiões como Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande e também em Nobres. Por isso dei uma sugestão ao Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Cel. Assis, que vai conduzir isso com o secretário de Segurança Pública Alexandre Bustamante, e deve colocar em prática. Sugeri então a criação de um “Patrulhamento Rural”, uma Polícia específica para combater o crime na Zona Rural e também a criação de um telefone de contato, onde as pessoas possam ligar, chamar a Polícia e também fornecer informações importantes para que a Polícia possa agir e combater o crime, isso é uma forma de tentar coibir essa violência, explicou o parlamentar.

Seo Francisco Zanarde foi vítima recentemente de bandidos que roubaram a sua propriedade em Sangradouro. “Passamos momentos de terror nas mãos dos bandidos, eles fizeram o limpa em nossa Chácara, estávamos em sete pessoas, crianças e idosos, os bandidos foram extremamente violentos. Estamos recebendo hoje aqui o Comandante da Polícia, temos muitas dificuldades, precisamos do apoio, de mais segurança. Com certeza com uma Patrulha aqui e com um número que atenda exclusivamente a Zona Rural, teremos uma resposta mais rápida para a nossa comunidade”, disse.

O Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, Cel. Jonildo José Assis, fez questão de estar presente na reunião, e disse ser importante a interação com a Comunidade. “Tomamos conhecimento desta ação de bandidos aqui na região, por isso fizemos questão de estar aqui, trocar informações, buscar os anseios, as reivindicações, tem coisas que com certeza a Polícia Militar é parceira e vai atender a comunidade aqui, e com certeza está dentro dos nossos planos. A nossa ideia é justamente trabalhar esse Policiamento Rural, por meio das nossas Companhias, dos nossos Batalhões, estamos buscando recursos no intuito de alocar viaturas adequadas para facilitar o trabalho desenvolvido na Região. Ouvir os moradores é muito importante para o nosso trabalho de inibir esses crimes.

Toninho de Souza lembrou ainda da importância dessa Patrulha Rural. "É muito importante, que os moradores da zona rural tenham uma maior aproximação com a Patrulha Rural, e que eles registrem as situações que acontecem na região, para que a Polícia possa tomar conhecimento e ajudar", frisa.

O presidente da Associação dos Moradores de Sangradouro, Adilson Pinho, parabenizou a iniciativa do vereador que olhou para a necessidade de segurança na região. "É muito importante essa ligação da Polícia Militar com a nossa Comunidade, olhar para o problema dos roubos que estamos vivenciando aqui é de extrema necessidade. Sofremos com a dificuldade por exemplo, de entrar em contato com a PM, pois quando ligamos no 190, a nossa ligação cai na Cidade de Chapada dos Guimarães, assim dificulta muito, para que o atendimento seja realizado com mais rapidez, até para registrarmos o boletim de ocorrência é uma luta. Mas a nossa Comunidade está à disposição da PM para ajudar no que for possível", disse.

Verônica Rakel

Fotos Relacionadas