Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
19/02/2019
Câmara alerta para prevenção e diagnóstico de Leucemia
O mês ainda ganha a cor roxa que alerta prevenção do Lúpus, fibromialgia e Alzheime.

A cor laranja ganha mais destaque neste mês de fevereiro, pois representa a campanha “Fevereiro laranja” de combate à leucemia. 

Nesta terça-feira (19), o presidente da Câmara, Misael Galvão convidou os vereadores, imprensa e população presente no plenário para aderirem à campanha e usarem a fita laranja.

“A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais”, informou.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 10 mil e 800 casos foram diagnosticados em 2018 entre homens e mulheres no Brasil. 

O principal exame de sangue para confirmação da suspeita de leucemia é o hemograma. Em caso positivo, o hemograma estará alterado, mostrando na maioria das vezes um aumento do número de leucócitos (na minoria das vezes o número estará diminuído), associado ou não à diminuição das hemácias e plaquetas.

O tratamento é feito em etapas e tem o objetivo de destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea. 

Doar medula óssea

As pessoas altruístas que têm a intenção de serem Doadores de Medula Óssea devem se dirigir, munidos de RG e com endereço residencial completo, até o Setor de Serviço Social de Doadores no MT - Hemocentro para fazer o cadastro. A pessoa preenche uma Ficha de Inscrição e o Termo de Consentimento (o documento autoriza a realização do exame de HLA – estudo do teste de compatibilidade da medula óssea). O Termo de Consentimento autoriza, também, o posterior encaminhamento do nome do provável Doador ao REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula.

Fevereiro roxo

Além da cor laranja, o mês ainda possui a campanha fevereiro roxo para lembrar três doenças graves: Lúpus, fibromialgia e Alzheimer. A campanha visa conscientizar as pessoas para o diagnóstico precoce e correto, uma vez que o tratamento adequado permite amenizar os sintomas de todas elas 

Susan Bento - Com informações do INCA


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.