Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
19/02/2019
Dr. Xavier solicita regularização de transporte coletivo no Cinturão Verde
Maioria dos moradores está impedida de trabalhar normalmente fora do Cinturão Verde, em decorrência do corte das linhas regulares que serviam essa comunidade rural do Grande Pedra 90. Trabalhadores e estudantes também têm sido penalizados pela quase interrupção do serviço de transporte coletivo

Em visita à região do Cinturão Verde, no Grande Pedra 90 (Cuiabá), o vereador Dr. Xavier participou de reunião com os chacareiros distribuídos nas várias linhas que compõem a comunidade, quando levantou demandas significativas enfrentadas pelos moradores. Na oportunidade, discutiu-se a drástica redução de ônibus no transporte coletivo municipal, considerada pelos comunitários como o problema mais grave, na atualidade. Todos dizem estar praticamente isolados, em face do corte dos serviços, o que tem acarretado transtornos e prejuízos financeiros. Há registros de demissões ocasionadas por atrasos e faltas sucessivas no serviço. 

Dr. Xavier ouviu atentamente os queixumes e adiantou aos munícipes que expedirá ofício, via Legislativo, no sentido de impor imediata regularização das linhas de ônibus que serviam o Cinturão Verde. Também irá agendar audiência urgente com o secretário de Mobilidade Urbana da capital, Antenor Figueiredo, a fim de reforçar esse pedido. O parlamentar entende ser essencial resolver esse impasse o quanto antes. 

"O Cinturão Verde é um dos eixos produtivos agrícolas mais importantes da capital, além de abrigar centenas de famílias, pessoas humildes, sem posses, que utilizam o transporte coletivo no dia a dia. O Cinturão produz hortifrutigranjeiros, peixes, entre outros produtos. Não pode, consequentemente, ser prejudicado pelo corte da frota de ônibus. Mesmo porque nem todos seus moradores permanecem ali 24 horas por dia. Muitos têm familiares que trabalham ou estudam à parte dessa área do Grande Pedra 90. Assim, vou solicitar do secretário Antenor o restabelecimento regular das linhas de ônibus. Do jeito que está, a comunidade está quase isolada".

Segundo exposição feita pela moradora Marilene Pinheiro, líder comunitária, o Cinturão Verde não tem mais nenhum ônibus nos finais de semana. "Sumiram todos. Até há pouco tempo, alguns circulavam aos sábados, lá pelo meio-dia. Agora, nem passam mais à noite, impedindo o retorno de quem saiu de madrugada para trabalhar. Apenas um ônibus volta a circular na segunda, somente às 5:10 da manhã. Resumindo, a comunidade do Cinturão vem sofrendo bastante..." 

Dona Marilene Pinheiro ainda informou ter conversado com o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, encontro em que pôde explanar a gravidade da interrupção dos serviços de transporte regular no Cinturão Verde e solicitar alguma solução. "O secretário {Antenor} disse que iria conversar com "seo" Araújo, da Norte Sul, mas não tivemos respostas positivas. Também fui lá, e ele {Araújo} explicou não poder fazer nada, pois a linha que antes servia nossa comunidade só dá prejuízos à empresa, por causa de buracos, luminárias faltosas, entre outras coisas. Mas nós não queremos saber nada disso: queremos é saber dos ônibus".

Outra exposição feita pelos comunitários se relaciona à quantidade de árvores nas extremidades das vias de acesso das linhas do Cinturão Verde, com a galhada invadindo as pistas. Também os ônibus escolares já ameaçam deixar de circular naquela comunidade, o que vai agravar duplamente a situação de transporte na zona rural. "Dezenas de crianças e adolescentes saem daqui todos os dias para estudar no Pedra 90, nas escolas da região Sul. Se até os ônibus escolares pararem, será o caos. Então, é preciso resolver logo essa situação", frisou Marilene Pinheiro.

João Carlos de Queiroz - Assessoria de Imprensa - Gabinete Dr. Xavier

Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.