20/03/2009
Legislativo trabalha na preservação dos recursos hídricos
Luis Aves
A água é o bem mais precioso que a humanidade possui. Um bem renovável, mas que não deixa de ser limitado. É com esta preocupação que a Câmara Municipal de Cuiabá, através do vereador Clovito (PTB) promoveu uma jornada de três dias com programação variada envolvendo alunos da escola pública e particular, além de representantes de segmentos ligados a preservação ambiental para discutir políticas públicas de e projetos de uso racional dos recursos hídricos. O evento que culminou na sexta-feira (20-03) com sessão solene e entrega de moções e palestras contou com a participação do presidente Deucimar Silva (PP) que reafirmou o compromisso com a preservação dos recursos hídricos e o papel do legislativo por um mundo melhor.
Foram homenageados com Moção de Aplausos a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, a filósofa Josita Priante da área de treinamentos e a equipe da Associação de Lideranças Comunitárias ( ASLC). A moção representa o reconhecimento do legislativo municipal aos trabalhos que estas pessoas desenvolveram na área de reuso da água em Cuiabá.
A engenheira Vânia Tarsila Borges, gerente do setor de tratamento de esgoto da Sanecap, apresentou um resumo histórico da Lagoa Encantada. A coordenadora do projeto do Centro de Referência do reuso da Água (CRRA), Neli Assunção falou sobre a importância do centro no espaço da Lagoa Encantada e os benefícios que trará para Cuiabá.
A filósofa Josita Priante explanou sobre o reuso da água. O sistema funciona a partir da reutilização da água de enxágüe de máquinas de lavar em descargas de bacias sanitárias. Essa tecnologia foi considerada uma das principais inovações tecnológicas brasileiras em 2004 e foi incluída na Agenda 2005 do Ministério das relações Exteriores.
Josita falou da satisfação de ter participação ativa no projeto simples, mas que além de ser finalista do Prêmio Fundação banco do Brasil de Tecnologia Social- edição 2005 contribui para proteger o meio ambiente.
Um pingo de importância
Com tema “um pingo de importância” o folheto educativo da Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Sanecap reafirma a importância de ações como a filósofa Josita Priante , engenheira Tarsila Borges e outros profissionais já que estudos afirmam que em 40 ou 50 anos a falta de água será o maior problema da humanidade e metade da população não poderá contar com a porção mínima para o consumo. A contaminação e o desperdício são apontados como as principais causas. O rio Cuiabá e seus afluentes são responsáveis por 69,3% do abastecimento público de água doce na área de sua bacia. Nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, o rio fornece 95% e 2%, respectivamente, de toda água potável disponível, o que reforça ainda mais sua importância e necessidade de preservação por meio do uso consciente em nossa sociedade.
Também participaram do evento os secretários municipais de Meio Ambiente, Archimedes Bombeiro e de Turismo, Osmário Daltro, além do diretor da Sanecap, Frederico Campos, secretário adjunto da Sema, Salatiel Alaves e o professor de física da UFMT, Nicolau Priante Filho.

Câmaracba/Roseli Cordeiro