12/03/2019
Dr. Xavier quer complementação asfáltica em frente a creches e escolas
O vereador Dr. Xavier sublinhou hoje (12) a necessidade de que a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Obras, complemente a pavimentação em trechos de acesso a escolas e creches do município. Ele ponderou que a maioria das unidades educacionais localizadas em áreas periféricas da capital, a exemplo da região Sul, estão sendo prejudicadas pela ausência de asfalto, acumulando poeira, lama e buracos. São fatores que acarretam dificuldades para quem precisa transitar nesses lugares diariamente, disse. O problema se torna ainda mais grave quando envolve crianças, apontou o parlamentar, principalmente no caso das creches, pois fica quase inviável a locomoção de pais e responsáveis por trechos sem a mínima qualidade. "Isso já resultou em incontáveis acidentes, sejam esco rregões na lama ou quedas em buracos, muitos escondidos sob a água. Se a pessoa estiver com criança de colo, então pode redundar em algo duplamente grave, com consequências inimagináveis", alertou o vereador.

Conforme o parlamentar, é inadmissível que dezenas de escolas e creches de Cuiabá não contem com asfalto na sua parte frontal, lugar de entrada dos alunos/funcionários, apesar de o asfalto estar próximo dali, por vezes a menos de 50 metros. "Não sei o porquê disso, mas existe um sem número de ruas/avenidas de asfalto inacabado em vários pontos da cidade. O mais interessante: o "corte" da pavimentação acontece justamente a cerca de 50 metros - ou pouco mais - de unidades escolares. Quer dizer: houve uma interrupção inexplicável de um benefício que poderia ser usufruído também pelas instituições educacionais do município, o que tem acarretado drástico problema diário a quantos precisem comparecer ali diariamente. O resultado, excetuando-se o perigo de acidentes, já mencionado, é uma sujeita t remenda que os estudantes e funcionários arrastam para dentro do recinto escolar. Isso só não aconteceria se eles chegassem ali voando. Ou se o asfalto fosse uma realidade cômoda em todas vias de acesso às unidades de Educação da capital".

PARQUE AMPERCO: MALHA VIÁRIA DETONADA

No Parque Amperco, em Cuiabá, a via de acesso principal {utilizada como linha principal de ônibus} está totalmente destruída, apontou o vereador Dr. Xavier, a exemplo de outras ruas do bairro. Ele recebeu em audiência o  presidente da Associação de Moradores, Juscelino Campos, que informou ter reivindicado urgência na solução desse problema junto à gestão pública. "Pelo que Juscelino falou, e que comprovamos em visita ao Amperco, os moradores têm sofrido com isso. É um bairro que realmente vivencia problemas estruturais de ordem geral, o que tem acarretado a interrupção de parte dos serviços de transporte coletivo. Também direcionamos reivindicação à Secretaria de Obras para a recuperação imediata da malha viária do Parque Amperco, bem como à Semob para o restabelecimento regular da linha de ônibus. Vamos dar continuidade às cobranças para que a normalidade possa ser restabelecida e os cidadãos não sejam tão prejudicados".

João Carlos de Queiroz - Assessoria