18/03/2019
Lei institui 08 de abril como o Dia do Padroeiro de Cuiabá
Projeto de Lei nesse sentido, de autoria do vereador Toninho de Souza (PSD), tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e poderá ser votado ainda nesse mês

No dia 08 de abril, data em que se comemora os 300 anos de Cuiabá, a cidade vai receber um presente especial. A partir desse ano, a capital de Mato Grosso terá esse dia dedicado a representação do seu padroeiro, Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Projeto de Lei nesse sentido tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e poderá ser votado ainda nesse mês. O vereador Toninho de Souza (PSD), autor da propositura, adianta que nada mudará em relação as comemorações já realizadas pela Igreja Católica. “A intenção é fazer uma correção histórica, já que há certo desconhecimento e muitas pessoas acham que o padroeiro da cidade é São Benedito”, justificou.

A imagem do Senhor Bom Jesus veio para Cuiabá em meados do século 19 trazida por famílias oriundas de Sorocaba (SP) e ainda não conta com uma data fixa voltada à sua reverência de forma oficial. “Também, por ser tradição no Brasil, as cidades comemorarem o dia dos seus padroeiros nas mesmas datas das suas fundações”, destaca o vereador em sua justificativa. “Por isso, conto com o apoio dos nobres pares para aprovação desta Lei de extrema relevância histórica e cultural para a nossa cidade, para a fé católica e para a memória de Paschoal Moreira Cabral, que assinou a Ata de Fundação de Cuiabá em 08 de abril de 1719”.
A iniciativa teve o apoio da Cúria Metropolitana e o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, aguarda apenas aprovação e sanção da Lei para assinar decreto nesse sentido no âmbito da Igreja. Para o padre diocesano de Cuiabá, Felisberto Samoel da Cruz, seria a correção de um lapso centenário que, no entanto, não alterará as comemorações já realizadas pela Igreja Católica em homenagem ao Senhor Bom Jesus. Apenas agregará mais um dia de homenagem. “Ficam mantidas as novenas realizadas na última semana de outubro e a Festa do Senhor Divino em 1º de janeiro, com intuito de não macular a tradição da fé católica na capital”, argumentou padre Felisberto.

A imagem original do Senhor Bom Jesus está exposta na Catedral Metropolitana Senhor Bom Jesus de Cuiabá e está presente no cotidiano da cidade desde o primeiro povoamento que recebeu o nome de Arraial de Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecido como Arraial da Forquilha. Por conta dessa presença, a região mudou de nome para Arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá até ser elevada à categoria de cidade, em 17 de setembro de 1818.

Verônica Rakel
  Rui Matos

22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital