22/03/2019
Servidores da Câmara participam de capacitação no TCE de Mato Grosso
O ciclo de Capacitação Gestão Eficaz realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) se encerra nesta sexta-feira (22). O ciclo prevê o treinamento e direcionado a gestores e servidores municipais, bem como o alinhamento dos entendimentos técnicos do TCE/MT no âmbito da administração municipal.

A Câmara Municipal de Cuiabá participou do curso, durante os dois dias. Estiveram presentes a secretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Vera Gomes, o secretário de Transparência e Controle Interno, Jônatas Pulqueiro, e servidores das áreas de Controle, Compras e Gestão Financeira.

A programação inclui vários temas, a exemplo de Despesas com Pessoal Responsabilização de Agentes Públicos e Pessoas Jurídicas Estratégias para Incremento de Arrecadação de Receitas Próprias Prestação de Contas via Sistema Aplic Programa Radar Contratações Públicas. Além de Gestão e Controle de RPPS.

Para o presidente da Câmara, Misael Galvão (PSB), essa parceria é muito importante, pois sublinha franca disposição do TCE-MT de estender seus conhecimentos e experiência aos órgãos municipais e estaduais.

"É realmente proveitoso esse apoio que o TCE estende aos gestores em setores técnicos do serviço público. A iniciativa vai se refletir, principalmente, numa melhor qualidade do atendimento aos munícipes. Sentimo-nos gratificados e também motivados em participar dessa integração. O ciclo de treinamento ofertado pelo TCE tem como objetivo aperfeiçoar gradualmente o setor público", pontuou Misael.

O chefe da Escola Legislativa da Câmara de Cuiabá, Danilo Monlevade, trata-se de uma iniciativa que efetivamente resultará em ganhos significativos à sociedade em geral, em função da eficiência buscada no dia a dia por setores públicos diversos. Conforme Monlevade, essa também é a meta do Parlamento Cuiabano, focado na desenvoltura de serviços relacionadas a distintas áreas.  "Atividades similares às do treinamento no TCE seguramente contabilizam mais eficiência, e serão o tempo todo fomentadas para a capacitação permanente dos servidores da Casa de Leis do município".

Já o conselheiro-substituto do TCE,  Moisés Maciel, um dos palestrantes na capacitação, falou sobre a importância de alinhar os entendimentos técnicos para uma melhor incorporação de metodologias voltadas para agilizar a máquina administrativa, gerando mais qualidade e eficiência dos serviços.

"O TCE tem empreendido iniciativas que norteiam áreas complexas do serviço público, relacionadas principalmente à parte técnica, contábil. Isso é vital para que os gestores possam operacionalizar os dispositivos usuais com desenvoltura e maior segurança. Os benefícios são extensivos à população em geral".

João Carlos de Queiroz - Secretaria de Comunicação Social