28/03/2009
Em itinerante, Comando da PM garante criação de base comunitária
Luiz Alves
Sob o clamor dos moradores da região do Dom Aquino, uma das mais violentas de Cuiabá, o comandante da Policia Militar do Estado, coronel Campos Filho, garantiu durante sessão itinerante realizada nesta sexta (27) que será implantada uma base da Companhia de Polícia Comunitária no bairro. "Vamos dividir a base em duas regiões. Uma na avenida Beira Rio e outra no grande Dom Aquino". Ele anunciou ainda a instituição do projeto PM Junior, destinado à jovens e adolescentes. A sessão foi uma iniciativa do vereador Toninho de Souza (PDT).

A volta da polícia comunitária foi a principal reivindicação da comunidade, inclusive da mãe de Ana Carolina, Franciele Nunes, que mal conseguiu falar durante o evento devido à emoção ao lembrar do fato que vitimou sua filha de apenas dois anos de idade. A criança foi morta no dia 28 do mês passado ao ser atingida por uma bala perdida no próprio Dom Aquino.

Comovido com o caso que chocou a população cuiabana de maneira geral, o presidente da Câmara Municipal, vereador Deucimar Silva (PP), disse que conhece a dor daquela mãe. O parlamentar contou que também perdeu uma filha, que na época tinha 1 ano e 6 meses, devido a um acidente na Avenida Fernando Correa. "Um carro passou e veio em nossa direção e eu freiei bruscamente e bati num poste. Quebrei as duas pernas, minha mulher, que estava grávida de seis meses se machucou toda, e minha filha faleceu, então sei o que essa mãe está sentindo", recordou. O presidente avaliou ainda que a criminalidade não é responsabilidade apenas da polícia, mas de todo cidadão.

Diante do secretário de Esportes, Lazer e Cidadania do município, Aurélio Augusto, que, mais uma vez, foi o único secretário que participou da sessão itinerante, os moradores cobraram a criação de um mini estádio no bairro, além da promoção de cursos profissionalizantes. Consideram que as duas medidas podem prevenir que os jovens entrem no mundo do crime, já que a falta de emprego, conforme o próprio Campos Filho destacou, é um dos fatores que mais contribuem para o aumento da violência.

Por causa disso, os vereadores se comprometeram a apresentar projetos com vistas a beneficiar a comunidade. Entre as propostas estão a construção de um espaço de lazer, ativação de programas de qualificação profissional, assim como melhoria da urbanização, iluminação pública, limpeza das ruas, e pavimentação.

Pollyana Araújo

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo