16/04/2019
Vereador Abilio discute proposta participativa de medidas anticorrupção junto ao Ministério Público
O vereador Abilio Junior (PSC) esteve, nessa segunda-feira (14-04), no Ministério Público do Estado (MPE) para uma reunião de proposta participativa de medidas de combate à corrupção na saúde de Cuiabá.

Responsável pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, no ano passado, Abilio destacou sobre a importância de buscar novas ações que reflitam de forma efetiva na prestação desse serviço.

Segundo o parlamentar, com a CPI da saúde foi possível apurar diversas denúncias, que foram fundamentais para “Operação Sangria”, deflagrada pela Delegacia Fazendária, e que resultou na prisão de diversos gestores da saúde da Capital por crimes contra administração pública. A proposta, agora, é promover ações conjuntas mais eficientes e eficazes que possam resultar na melhoria da qualidade desse serviço essencial à população.

“Nós tivemos a CPI da Saúde, que não acabou em pizza. Com ela nós conseguimos identificar diversas falhas administrativas. E o que a gente quer agora é ampliar o combate efetivo à corrupção. De forma que sabemos que existem leis federais para evitar essas falhas na administração, o que a gente quer agora é colocar algumas medidas municipais, próprias, para que essas leis sejam incorporadas com eficiência na administração”, explicou Abilio.

Para o promotor de Justiça do MP, Alexandre Guedes, a iniciativa do parlamentar vai ao encontro do trabalho que o órgão busca promover em prol da população. Ciente da responsabilidade dessa pauta, o promotor enfatizou que os trabalhos podem ocorrer de forma conjunta e com resultados imediatos.

“Tudo depende de cada demanda. Existem algumas que são urgentes, outras que podem ser a médio prazo. Acho que a longo prazo nós não temos nenhuma. A saúde tem suas urgências, mas acredito que de curto à médio prazo nós vamos fazer sugestões que possam impactar logo na população”, disse o promotor.

Constantemente dividindo a pauta da saúde com Abilio, o vereador Diego Guimarães (PP) também participou da reunião. Para o parlamentar, a defesa de medidas de combate à corrupção nessa área tem sido uma luta diária. Pois, apesar de o país possuir leis amplas que coíbem práticas corruptivas no setor da saúde, ainda falta uma aplicação mais enfática.

“A partir do momento que a gente analisa que isso é necessário, no sentido amplo do poder público. Quando a gente pensa na saúde, quando a gente traz essa preocupação, eu acredito que cuidado que gestor público tem deveria ser ainda maior. Infelizmente o que a gente percebe na Prefeitura de Cuiabá é uma preocupação com a política, com cargos , com funções políticas e não funções técnicas do que uma função de cuidar do cidadão e cuidar da saúde de Cuiabá”, frisou Diego, salientando o apoio dado ao trabalho do vereador Abilio diante da pauta da saúde.

Dana Campos | Assessoria Vereador Abílio Junior