16/04/2019
Titular da Semob esclarece sobre licitação do transporte coletivo
A convite da Mesa Diretora, o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, compareceu à Câmara Municipal de Cuiabá para prestar esclarecimentos sobre o processo licitatório do transporte coletivo.

Na oportunidade, o integrante do primeiro escalão municipal fez uma breve explanação sobre o atual serviço fornecido aos usuários, e também as mudanças que deverão ocorrer com a licitação.

Entre as principais alterações previstas no certame está a construção de dois novos terminais, sendo um na região da CPA e outro no ponto final da Avenida Fernando Correa da Costa. Além disso, também prevê a implantação de duas estações de integração, e o atendimento a zonas rurais.

Após a explanação, os parlamentares puderam fazer questionamentos ao secretário. As principais dúvidas dos vereadores foram em relação a execução do contrato oriundo da licitação, tendo em vista que prevê algumas obrigações a serem cumpridas pelo município.

"Esta licitação vai sair, sim, posso garantir. Só nos resta torcer para que apareçam interessados em participar deste certame, levando-se em conta que essa atividade não é mais interessante hoje, em função de fatores diversos. O grande número de aplicativos em vigor reduziu drasticamente a quantidade diária de usuários do transporte convencional. Sempre lembrando que a remuneração desse sistema procede da tarifa. Se não for num patamar sustentável, deixa então de ser interessante. Enfim, o edital já se encontra pronto para publicação, e vamos cumprir a determinação judicial dentro do prazo estabelecido", explicou.

Outro ponto levantado foi com relação a climatização dos veículos. "Estamos estipulando que deve ser, no mínimo, de 30%. Outra coisa: oficializado o processo, demandas eventuais também serão sanadas, já previstas no texto licitatório que preparamos. Essa licitação está preparada para qualquer modal, seja VLT, BRT, etc. Mesmo porque, conforme disse, em virtude do crescimento acelerado de Cuiabá, hoje em dia já não se permite nenhum tipo de gambiara no sistema de transporte coletivo. A eficiência está condicionada a regras específicas da atividade", pontuou.

Antenor ainda aproveitou a oportunidade para explicar a questão da gratuidade da passagem. “Não é de graça. Cada quilômetro rodado ocioso significa prejuízo, e isso se reflete naturalmente numa reanálise da tarifa vigente, mais custos. Nesta licitação que será oficializada aproximadamente, já está sendo computada a progressão da gratuidade de forma abrangente.

Todas as empresas da área do País estão aptas a participar, desde que acatem os dispositivos técnicos elencados. Os que oferecerem a melhor nota e outorga serão vencedoras do certame”, disse.

Para o presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PSB), foi de extrema relevância, pois esclareceu as dúvidas dos parlamentares referente a este tema.

“É um tema de grande relevância, pois atinge diretamente a população cuiabana que depende do transporte público. Então, conseguimos esclarecer todas essas dúvidas dos vereadores para que a prefeitura possa dar andamento a esta licitação”, finalizou.

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá