15/04/2009
Vereador sugere câmeras filmadoras nas viaturas policiais
Através de indicação encaminhada ao Governador do Estado de Mato Grosso, Blairo Maggi e Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado o vereador Francisco Vuolo (PR) sugere estudos no sentido de viabilizar investimentos para instalação de câmeras filmadoras nas viaturas policiais a qual ajudará na fiscalização das abordagens policiais.

Vuolo acredita que as câmeras serão de grande valia para que as polícias possam dispor desse instrumento de investigação para ajudar esclarecer os crimes e seus autores, e eventuais excessos dos agentes.

Esse modelo já é rotina nos países desenvolvidos a exemplo da França que não se restringe aos interrogatórios, mas à própria ação policial. Na Inglaterra as câmeras são utilizadas para filmar cenas de ação, menores embriagados, confrontos com bandidos, revistas pessoais e incidentes de violências domésticas. Nos Estados Unidos desde 2006 as viaturas policiais de Los Angeles são equipadas com filmadoras as quais são um meio de proteger o bom profissional.

“Acredito que essa medida trará mudanças substanciais, sobretudo no que concerne a iniciativa mato- grossense em atender a sociedade que clama por segurança e, ainda tornaremos referências nacionais em gestão com equipamentos adequados para execução dos trabalhos operacionais e investigativos da polícia mato-grossense.”, justifica Vuolo.

Roseli Cordeiro