26/04/2019
Diretor da Locar será convocado para explicar precariedade na coleta de lixo
Reprodução
O vereador Dilemário Alencar (PROS) apresentou nesta quinta-feira (25) requerimento convocando o diretor geral da empresa Locar Saneamento Ambiental, para explicar sobre a falta de regularidade na coleta de lixo nos bairros de Cuiabá e esclarecer denúncias veiculadas pela imprensa sobre as condições degradantes às quais os garis estão sendo submetidos.

“A cada dia que passa cresce o número de reclamações sobre a coleta de lixo. Tem bairros onde não passa o caminhão há dez dias, ficando lixo na frente de residências e comércios, provocando revolta da população. O que está acontecendo é um absurdo, pois a empresa Locar assinou, em janeiro, um contrato com a Prefeitura para receber neste ano quase R$ 40 milhões, mas a coleta de lixo piorou”, disse o vereador Dilemário ao justificar a convocação de Mauricio Lupino,  responsável pela empresa Locar.

O parlamentar também afirmou que o diretor precisa dar esclarecimentos acerca das denúncias veiculadas pela imprensa sobre a condições de trabalho degradantes às quais os garis estão sendo submetidos, como falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s), jornadas excessivas, assédio moral, péssimas instalações na área de alimentação, banheiros e garagem da empresa, bem como a existência de vazamento de chorume que tem provocado contaminação e doenças nos trabalhadores, e uso de caminhões velhos e sucateados na coleta, o  que tem colocado em risco a vida dos garis.

“Essa empresa recebeu mais de R$ 7,3 milhões da prefeitura nos três primeiros meses deste ano. Porém, os garis estão trabalhando em número reduzido e em caminhões velhos, sem equipamentos de segurança, como luvas e botas. O pátio da empesa está totalmente insalubre, com a existência de chorume. Realmente as condições de trabalho são desumanas, como mostram vídeos exibidos pela imprensa e na rede social.  A Prefeitura, a Delegacia Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho têm que tomar uma atitude para socorrer esses trabalhadores que exercem um papel essencial para a nossa cidade”, disse Dilemário.

O vereador quer também que o representante da empresa Locar seja questionado sobre o descumprimento do contrato firmado com a Prefeitura de Cuiabá, quanto ao prazo de entrega de novos caminhões coletores e de barco coletor para limpeza fluvial do rio Cuiabá,  que deveria ter ocorrido no dia 22 de abril.

“É mais uma situação de total descompromisso dessa empresa. Agora a entrega dos caminhões novos foi prorrogada para o dia 03 de maio. Espero que não haja mais desculpas para a entrega dos caminhões e o começo da coleta fluvial no rio Cuiabá. Se houver outro atraso, vou denunciar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas que a Prefeitura de Cuiabá está sendo complacente com essa empresa, visto que é devido aos caminhões velhos que está ocorrendo atrasos na coleta de lixo e colocando em risco a vida dos garis”, pontuou Dilemário.

O representante da empresa Locar deverá ser sabatinado pelos vereadores no plenário da Câmara Municipal na próxima quinta-feira (02/05).

Gabriel Soares - Assessoria de Imprensa