29/04/2019
Câmara de Cuiabá deve firmar parceria com IFMT para curso de especialização
Câmara Municipal de Cuiabá
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá (CMC), vereador Misael Galvão (PSB), se reuniu na manhã desta segunda-feira (29.04), com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Wilian Silva de Paula. O encontro serviu para tratar de uma possível parceria para implantação do Projeto de Extensão de Cursos e Especialização.

A intenção é disponibilizar cursos, especialmente, para funcionários do Parlamento Municipal, por meio da Escola do Legislativo.

A partir das negociações iniciais foi construído o Projeto de Especialização “Diversidade Étnico Racial e Movimentos Sociais”, que será destinado aos integrantes de movimentos sociais e professores da rede municipal de Cuiabá.

Esta proposta de especialização partiu do Núcleo de Apoio aos Movimentos Sociais da Câmara Municipal de Cuiabá, chefiado pela socióloga Juliana Cristina da Rosa.

“É de suma importância esta reunião, onde agradeci o Reitor Willian de Paula, colocando à disposição a Procuradoria da Câmara, e disse que eles são os técnicos e eu sou o político em defesa do povo, das pessoas que precisam desta especialização. E ainda frisei que todos os prazos sejam encurtados para chegar o mais rápido a esses beneficiados”, disse o presidente do Legislativo, vereador Misael Galvão.

A especialização deverá ser gratuita e realizada na sede da Câmara nos próximos meses, com duração de um ano a um ano e meio. “Esta parceria é muito importante e deve-se frisar por conta da Câmara Municipal de Cuiabá ter um papel ímpar na Baixada Cuiabana, porque é a Casa de nós cuiabanos, do povo que acredita neste poder do legislar, de trazer a demanda dos nossos bairros para dentro desta Casa e fazer com que ações aconteçam. E uma delas que eu faço questão de ressaltar é lembrar que a educação do povo vai transformá-los. Neste sentido que a IFMT entra nesta parceria, nesta proposição que o Misael nos trouxe de uma pós-graduação voltada para estes líderes de bairros”, destaca o reitor da IFMT.

Para ele, o poder da transformação vem por meio da educação. Willian ainda ressalta que, além de um grupo de professores da IFMT, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também deverá participar do projeto com alguns docentes voluntários.

A IFMT é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino no Estado de Mato Grosso, vinculada ao Ministério da Educação.

Beatriz Saturnino - Câmara Municipal de Cuiabá