12/04/2007
Dom Milton requer resgate de cultura religiosa na capital
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos - recebe honraria na Câmara de Cuiabá
Na tentativa de resgatar a cultura religiosa na capital, o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, esteve na Câmara Municipal onde fez uso da tribuna livre na sessão ordinária desta quinta-feira (12) e solicitou aos vereadores que seja efetivada a alteração da lei que obriga o feriado municipal do dia 8 de dezembro – “Dia da Imaculada Conceição de Maria”.

A data, que sempre fez parte do calendário municipal foi alterada em 2005 e, conforme o religioso, “sem que a sociedade fosse consultada”. Desde então, opiniões se dividem em relação ao dia, onde principalmente comerciantes de Cuiabá alegam que é feriado demais num mesmo ano, passando a contar a data como dia útil, ao menos no comércio local.

“É necessário que se faça o resgate histórico das raízes da cidade, que possui a religiosidade desde o nome: ‘Bom Jesus de Cuiabá’. Nenhum comerciante vai falir se o feriado for preservado”, enfatiza Dom Milton.

O arcebispo, que antes do uso na tribuna esteve visitando o gabinete da presidência, elogiou a atual instalação do Legislativo municipal. Em conversa com o presidente da instituição, vereador Lutero Ponce (sem partido), destacou a importância da Câmara para a sociedade.

“A Câmara é muito mais importante do que a Assembléia Legislativa, pois é a instituição que está mais perto da comunidade”, enfatizou ao presidente. Lutero, que conversou com Dom Milton, inclusive sobre as adaptações tecnológicas realizadas na instituição, comentou com o religioso o caminho percorrido pelos parlamentares, até a conquista de posse da atual sede da Casa de Leis, que ainda não havia recebido a visita do arcebispo.

Dom Milton destacou para sensibilizar os vereadores, o número de comunidades visitadas a partir das 23 paróquias que percorreu, quanto à necessidade da manutenção do feriado santo, que segundo ele, não tem aval da comunidade religiosa. A alteração já faz parte de um projeto de lei, de autoria do vereador Permínio Pinto (PSDB), que foi autor do convite a Dom Milton para o uso da tribuna.

O religioso recebeu ao fim da explanação, uma honraria entregue pelos parlamentares, a pedido do primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Luiz Poção (sem partido), que é a “Honra ao Mérito do Legislativo Municipal”.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira