Início
NOTÍCIAS
02/05/2019
Mais de 200 pessoas receberam a Comenda dos 300 anos da Câmara de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou na noite desta terça-feira (30) uma sessão solene em comemoração ao tricentenário da Capital. Na oportunidade, 262 pessoas foram homenageadas com título honorífico Cuiabá 300. 

“Encerramos as comemorações do nosso tricentenário com a entrega destas honrarias. São pessoas que representam toda a nossa gente, que simbolizam a nossa riqueza. O Legislativo reconhece que Cuiabá, só é Cuiabá pelo povo que aqui nasceu, e, também pelo povo que escolheu a nossa cidade para morar. Cada um com a sua história, cada um com sua superação, cada um com a sua batalha, ajudou a construir a cidade que Cuiabá é hoje, e essa foi uma forma que encontramos para reconhecer tudo isso”, destacou o presidente do Legislativo, vereador Misael Galvão (PSB).

O vereador Ricardo Saad (PSDB) ratificou o discurso do chefe do Legislativo Municipal, e ressaltou a importância da população cuiabana na construção da história da Capital.

“Eu sou cuiabano por opção. Moro em Cuiabá há 37 anos. Eu vim para cá pelo povo hospitaleiro, que não tem igual, receptivo, que acolhem a todos que aqui chegam. O calor do povo de Cuiabá é igual a nossa cidade: quente. E nada mais justo que essa homenagem que a Câmara está prestando, pois cada um dos homenageados representa parte da história da nossa cidade, e tenho certeza que vai continuar representando”, disse o parlamentar tucano.

Representando o Palácio Alencastro, a secretária extraordinária dos 300 anos, Celly Almeida, que também foi agraciada com o título honorífico dos 300 anos, destacou o orgulho de ser cuiabana.

“É com grande alegria e honra que recebo este título, a mais importante comenda da Câmara Municipal da nossa tricentenária Cuiabá. A honra e alegria ainda são redobradas por se cuiabana e aqui ter vivido quase 70 anos”, enfatizou.

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que já passou pela Prefeitura de Cuiabá, enalteceu a história da Capital. “Para chegar aqui foram 300 anos. Cuiabá quando foi fundada, éramos, se andássemos para o norte, para o sul, leste ou oeste, toda cercada por indígenas, para se ver a raça das pessoas que vieram para cá. Para se chegar aqui, eram mais de seis meses de peregrinação. Cuiabá foi a cidade mais populosa do Brasil durante alguns anos, mais que Salvador, mais que Rio de Janeiro, mais que São Paulo. Daqui saiu diversos nomes que não só fazem parte da História da Capital, como do país”, acrescentou.
O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho, também foi homenageado. Além disso, representou o Governo do Estado na solenidade. Na oportunidade, ele fez questão de destacar os esforços do governador Mauro Mendes (DEM) para com a reconstrução do Estado, e ainda o compromisso que possui com a Capital.

“É um grande honra participar desta solenidade, onde o Legislativo Cuiabano homenageia personalidades tão importantes da vida política, empresarial e social da Capital, e ainda mais honroso ser um dos homenageados. O governador Mauro Mendes tem um compromisso com Mato Grosso, com Cuiabá, e tem trabalho incansavelmente para recuperar esse Estado. O governo não medirá esforços para esta reconstrução, para fazer o que é necessário a fim de ter um estado moderno, enxuto, eficiente, capaz de atender aos anseios de sua população”, pontuou.

Já o ex-prefeito Roberto França parabenizou a iniciativa do Parlamento Municipal, e destacou a importância do papel da Câmara de Cuiabá nesses 300 anos da Capital.

“Voltar a Câmara Municipal é uma honra muita grande, pois foi nesta Casa que eu comecei a minha vida pública e a minha carreira política. Eu sempre digo que a Câmara Municipal é um grande aprendizado para qualquer homem publico, razão pela qual o desempenho do trabalho de um vereador é muito significativo e muito importante”, disse. 

Em nome dos homenageados, o empresário João Dorileo Leal frisou o orgulho de ser cuiabano. “Orgulho, essa é a palavra que sinto por Cuiabá, uma cidade acolhedora, aconchegante, um lugar de gente do gente do bem, terra de gente digoreste. Com belezas próprias, aos 300 anos é o melhor exemplo de que podemos e devemos manter viva a memória de novo povo”, finalizou.

ATRAÇÕES — A abertura do evento ficou por conta da cantora Vera Capilé, que emocionou os presentes cantando o hino de Cuiabá. E pra fechar com chave de ouro, o grupo Flor Ribeirinha encantou os convidados uma apresentação voltada para cultura cuiabana.

Confira as fotos: https://bit.ly/2GWKh1i
Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
11/08 - Escola é revitalizada no bairro Altos da Glória por indicação de Misael Galvão
10/08 - Artigo| Volta às aulas somente com 100% de segurança !
10/08 - Nota de Pesar | Adir Sodré
10/08 - Lei de Diego Guimarães institui plano emergencial de ativação econômica em Cuiabá
10/08 - CPI do Feminicídio encerra os trabalhos
08/08 - Nota de Pesar | Bispo Dom Pedro Casaldáliga
07/08 - CPI do Saneamento prossegue com oitivas nesta sexta
07/08 - Vereador Abilio homenageia a Polícia Militar pelos 13 anos da Coordenadoria de Assistência Social
07/08 - Projeto aprovado em sessão homenageia líder comunitária do 1º de Março
07/08 - Sala da Mulher entrega kit combate covid-19 para área da limpeza
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.