08/05/2009
Fernandes pede que governo repense extinção da Rotam
Luiz Alves
O vereador Antônio Fernandes (PSDB) pede que o governo do Estado repense a decisão de extinguir a Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), a qual considera uma das instituições policiais mais eficientes do Estado. "A Rotam é requisitada nos casos de maior risco, porém, os policiais não recebem remuneração diferenciada para isso. Mas, mesmo assim fazem um trabalho brilhante", destaca.

O parlamentar defende ainda que a Rotam não deve ser extinta em função dos altos índices de criminalidade registrados, principalmente na Baixada Cuiabana. "Somente neste final de semana ocorreram sete assassinatos em Cuiabá e um em Várzea Grande. O pior de tudo é que nenhum dos assassinos foram detidos". Avalia que a polícia enfrenta muita dificuldade para combater a violência e, com a suspensão da Rotam, esse trabalho se tornará mais difícil.

O governo do Estado, através da secretaria de Justiça e Segurança Pública sob Diógenes Curado, segundo o vereador, já teve muitos gastos com o treinamento desses policiais e, desse modo, deve avaliar se realmente será necessária essa extinção. "Na verdade, o Estado deveria era aumentar o efetivo da Rotam", pontua.

Pollyana Araújo

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)