27/05/2019
Cidade Alta já conta com passagem elevada de pedestres, vitória do vereador Dr. Xavier
Estrutura de segurança era solicitada há anos pela comunidade, a fim de garantir a integridade física de pedestres na área. O vereador Dr. Xavier encampou esse desafio, luta parlamentar coroada de êxito na última sexta-feira.

Após batalha ininterrupta junto à gestão municipal, para instalação de redutor de velocidade na Avenida Jornalista Alves de Oliveira (Cidade Alta), a principal do bairro cuiabano, o vereador Dr. Xavier comemorou na última sexta-feira mais uma conquista em prol de Cuiabá e dos seus habitantes: o dispositivo de segurança sonhado pelos habitantes da Cidade Alta e região já é realidade nas proximidades do Posto de Saúde e da E.E. Alina Tocantins, pontos geradores de grande movimentação diária de pedestres na área.

Comerciantes e servidores da unidade de Saúde da Cidade Alta também aplaudiram essa exitosa iniciativa parlamentar, afirmando que, de agora em diante, não vão precisar se preocupar mais com a travessia de grande fluxo pessoas no local. É que o risco de acidentes era contínuo, em função da irresponsabilidade de alguns motoristas, "e o barulho de freadas bruscas, a todo instante, causava sobressaltos em que temia o acontecimento de algo sangrento no local", pontuaram.

Para dona Maria Sanches Rodrigues, funcionária da Padaria da Cidade Alta, a instalação da passagem elevada de pedestres "veio mesmo em boa hora, ainda que tardia" {projeto solicitado há anos}.  Ela acentuou que a Cidade Alta carecia de benefício semelhante, e salientou que o trânsito de estudantes da E.E. Alina Tocantins impunha temor geral de algum acidente.

"As crianças, alunos da E.E. Alina Tocantins, costumam ficar num vai e bem ininterrupto nas laterais dessa avenida, por vezes bem dispersas, lanchando ou brincando... E aqui, nesse local, não é para ninguém ficar desatento: os carros passam a toda velocidade, e não poucas vezes faltou pouco para atropelarem alguém, freando bem em cima. Sinto-me bem aliviada por ver que agora temos um redutor estratégico neste local: agora, os imprudentes, de pé pesado no acelerador, serão obrigados a parar. Nada de "passar voando", como faziam antes..."

Já a assistente social e técnica de Enfermagem do Posto de Saúde da Cidade Alta, Edna, sublinhou que as pessoas tinham dificuldade de chegar até aqui por causa da imprudência dos motoristas, pois muitos não respeitam quem tem dificuldade de locomoção, mesmo aqueles que precisam de auxílio extra para se movimentar numa cadeira de rodas. "Graças ao trabalho do vereador Dr. Xavier, responsável pela instalação desse dispositivo de segurança no trânsito, os nossos pacientes terão maior segurança quando atravessarem a Avenida Jornalista Alves de Oliveira. Era um benefício requisitado há tempos pelas comunidades local e adjacente".

Dr. Xavier: "Conquistamos mais um degrau a favor da comunidade cuiabana. Outros benefícios estão por vir"

Segundo o vereador Dr. Xavier, ele próprio testemunhou a gravidade do problema causado pela então ausência da passagem elevada de pedestres na Avenida Jornalista Alves de Oliveira, bem como o excesso de velocidade dos veículos que passam naquela área. Oportunidade em que presenciou também a imprudência de pedestres, em meio à grande movimentação rápida de veículos nos dois sentidos. Sempre faltava, a seu ver, consciência dos condutores e, por outro lado, a necessária precaução dos pedestres.

"Aquilo ali {setor onde a Passagem Elevada foi construída} era quase uma roleta russa, e a qualquer hora iria registrar tragédia fatal. Então, reuni-me com os moradores e anunciei que lutaríamos para consolidar a implantação desta estrutura de segurança no local, luta vitoriosa. Era a única alternativa capaz de impor limites ao abuso de velocidade de motoristas e motociclistas. Inclusive, não por poucas vezes, veículos invadiram a calçada do ponto de ônibus da pracinha mais abaixo, pois simplesmente não conseguiram efetuar a curva, tamanha era a velocidade. Abuso repetitivo de anos, que conseguimos pôr fim. Agradecemos à Secretaria de Mobilidade Urbana por ter atendido nossa reivindicação".

Passagem Elevada será construída também na Avenida Taubaté - Novo Terceiro

Dr. Xavier adiantou que vem batalhando junto à Secretaria de Mobilidade Urbana para a construção de passagem elevada na Avenida Taubaté, no Novo Terceiro, outro ponto de grande tráfego de veículos e pedestres. "Precisam construir um redutor ali urgentemente, um pouco abaixo do Centro Comunitário. Área de intensa movimentação de pessoas nos dias da Feirinha Comunitária, na sexta-feira, ou mesmo em outros eventos e cerimônias, e aí se incluem velórios. Já existe um dispositivo do gênero mais adiante, perto da Igreja Medianeira, ,mas é preciso implantar outro no local que assinalei. Afinal, carros e motocicletas passam por ali velozmente, e bastará qualquer descuido para alguém morrer no local, ou sofrer sequelas irreversíveis. Por enquanto, os atropelamentos fatais só envolveram animais, mas temos crianças que gostam de bri ncar naquela pracinha do Centro Comunitário. É uma obra de preservação da vida, e assim queremos contar com a gestão municipal para que seja implantada urgentemente".

João Carlos de Queiroz | Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues