14/05/2009
Regularização Fundiária é discutida em sessão itinerante
Fablício Rodrigues
Regularização Fundiária é discutida em sessão itinerante na Guia
A regularização fundiária de toda a região do Distrito de Nossa Senhora da Guia figurou como uma das principais reivindicações da comunidade durante a sessão itinerante pro movida pela Câmara Municipal de Cuiabá. A sessão presidida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Deucimar Silva contou com a presença de lideranças locais, representantes de associações e do Secretário de Habitação, João Emanuel e Secretário de Turismo, Osmário Daltro.
Deucimar explicou aos moradores que a parceria entre o Ministério das Cidades, Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Prefeitura Municipal de Cuiabá e Câmara será fundamental na solução do problema que representa a regularização fundiária de toda a região do Distrito, uma área de 3.600 hectares.
Na ocasião o Secretário de habitação, João Emanuel disse que o processo de regularização já conta com a parceria do Tribunal de Justiça. “Estamos envolvidos no trabalho de regularização pois assim as famílias poderão obter escrituras definitivas dos imóveis.
O subprefeito da Guia, Orlando Coutinho ressaltou a importância da regularização fundiária para a comunidade. “Além das escrituras definitivas dos imóveis os moradores poderão ter acesso a financiamentos para investir nas áreas o que significa progresso para a região”, disse.
Já o sub-prefeito do Distrito do Aguaçu, Renato Pedroso reivindicou aos vereadores ação conjunta para sensibilizar o Prefeito Wilson santos da necessidade de asfaltar a estrada que dá acesso ao Distrito, uma trecho de 18 quilômetros que liga os dois distrito.“Somos parceiros e temos que caminhar unidos para a busca de solução de problemas comuns dos distritos “, afirmou.
Fundado por garimpeiros no século XIX, o Distrito da Guia tornou-se um patrimônio Histórico de Mato Grosso. A proximidade com a capital, de apenas 30 quilômetros, não garante benefícios básicos nas diversas áreas. A população sofre com a ausência do poder público e ações na área da saúde, educação, transporte e investimentos. Líderes de bairros, representantes das igrejas, clubes de serviços apresentaram uma lista com inúmeros pedidos, com ênfase para a construção de creches, centros de saúde e aquisição de uma ambulância para o transporte de passageiros.
Na ocasião dos vereadores entenderam a urgência do pedido e manifestaram disposição para a busca de solução. Domingos Sávio (PMDB) sugeriu que cada parlamentar distribua repasse cinco mil reais do valor total das emendas para compra do veículo.O presidente da Câmara, disse que o problema é urgente e será resolvido , com ou sem a participação do executivo.
Estiveram presentes na sessão itinerante os vereadores professor Néviton (PRTB), pastor Wasghinton Barbosa (PRTB), Lúdio Cabral (PT), Leve Levi (PP), Everton Pop (PP), Toninho de Souza (PDT) ,Adevair Cabral (PDT), Ralf Leite (PRTB),Júlio Pinheiro e Antônio Fernandes (PSDB). Todas as propostas apresentadas na sessão itinerante serão apresentadas de forma coletiva e encaminhadas para o executivo
Fonte: Roseli Cordeiro