18/06/2019
Qualidade de vida dos catadores de lixo em Cuiabá é tema de audiência pública
Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Abilio Junior (PSC) promoveu, nessa segunda-feira (17-06), uma audiência pública acerca da temática: resíduos sólidos e coleta seletiva de lixo. Na ocasião, representantes dos catadores que trabalham nos lixões de Cuiabá e Várzea Grande, juntamente com representantes de entidades como, o Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Prefeitura de Cuiabá, aproveitaram para apontar as principais problemáticas sobre o assunto, bem como definir diretrizes para a melhoria da qualidade de vida dos catadores e buscar o fomento para um meio ambiente sustentavelmente equilibrado.

Dentre as direcionamentos feitos na audiência estão: ampliação do sistema de comunicação e educação, com o propósito de conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado de resíduos sólidos e orgânicos apoio jurídico no processo de regularização dos catadores que trabalham no aterro sanitário para registro como pequenos empreendedores desburocratização do processo de regulamentação das cooperativas articulação política e empresarial para implantação do sistema de coleta seletiva do lixo urbano promoção de medidas de incentivos para condomínios e empresas que promovam a coleta seletiva e, também, a formação de uma comissão legislativa permanente de debate sobre o tema: meio ambiente sustentável.

Para o vereador Abilio, a audiência foi bastante salutar, por oportunizar o amplo debate sobre o assunto, bem como, contribuir para com o processo de conscientização do poder público sobre a importância de promover um meio ambiente sustentavelmente equilibrado.

“Vejo que foi um momento bastante interessante para discutir sobre esse tema tão importante a todos nós. Criamos uma oportunidade para estudar, analisar e também buscar soluções para esse problema”, disse Abilio, ao explicar que a realização da audiência surgiu após ter feito uma fiscalização no lixão de Cuiabá e se deparar com a realidade de vida enfrentada pelos catadores.

Para o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR), Thiago da Silva Duarte, a iniciativa do vereador foi diferenciada, por demonstrar a preocupação para com os trabalhadores que lidam cotidianamente no lixão. “Ele não foi lá pedir voto, mas sim preocupado com a gente, com a nossa situação e de mudar a nossa realidade. Acredito que dessa vez vai ser diferente, que vamos colher bons frutos dessa trabalho que o vereador está fazendo pela gente”, disse Thiago, ao frisar que não é a primeira vez que participa de uma audiência pública.

“O que eu vi lá (lixão) era de que eles precisavam de alguém que pudesse olhar para eles de uma maneira diferente. Não de pena, mas de incentivo por uma qualidade de vida. Apesar de ser um lugar insalubre, é ali que eles tiram o sustento de suas famílias. Por isso busquei reunir os principais atores desse sistema e discutir medidas que pudessem melhorar as condições de trabalho dessas pessoas que são, efetivamente, os principais cuidadores do nosso meio ambiente”, explicou Abilio, salientando a importância do catador de lixo ao meio ambiente.

Conforme Abilio, todas as diretrizes apontadas durante a audiência seriam encaminhadas aos representantes das entidades envolvidas no debate e compartilhadas com sua equipe de gabinete, com o intuito de dar celeridade na implantação e efetivação dessas ações.

Também contribuíram para com a audiência pública os vereadores Felipe Wellaton (PV), Diego Guimarães (PP), e o presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB).

Dana Campos | Assessoria Vereador Abílioo Junior

19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app