24/06/2019
Bussiki realiza sessão solene em homenagem a Gervásio Leite
Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Marcelo Bussiki (PSB) homenageou familiares, artistas e pessoas que disseminam a história do escritor, jurista, docente e jornalista Gervásio Leite, cujo nascimento completou 103 anos em 19 de junho deste ano.

A homenagem ocorreu durante sessão solene realizada para celebrar a vida de Gervásio, que faleceu em 1990, deixando um legado de contribuições para Cuiabá.

A intenção, de acordo com o vereador, não é apenas reconhecer a importância de Gervásio para a Capital, como também ressaltar e valorizar sua história, para que ela não se apague da memória da população e para que as novas gerações conheçam as relevantes contribuições que ele deu para diversos segmentos, especialmente o cultural e artístico.

“Temos que fazer com que a história não fique só nos livros e registros. Precisamos inspirar novas gerações para que essa história se perpetue. Hoje as crianças e adolescentes se inspiram em outras pessoas, como youtubers, mas não conhecem  as pessoas que fizeram a diferença na nossa  história. Que a vida de Gervásio seja contada todo tempo, especialmente aqui em Cuiabá.  Que possamos também estar juntos contando essa história. Por isso, fico honrado de homenagear cada um dos que estão aqui”, disse.

Bussiki lembrou ainda  de sua iniciativa para promover a memória de  Gervásio, com o projeto de concessão do  “Título Honorífico Ordem do Mérito Legislativo Escritor, Jurista, Docente e Jornalista Gervásio Leite” às pessoas que se destacaram na criação, promoção, divulgação e universalização literária, artística e cultural em Cuiabá.

“Gervásio foi um grande homem e é merecido que figuras de destaque de diversos segmentos também possam ser agraciadas com essa tão importante homenagem feita pela Câmara de Cuiabá”, afirmou.

A filha de Gervásio, a escritora Marilia Beatriz Figueiredo Leite, destacou a importância da história de seu pai na vida de cada um dos 21 homenageados, que receberam uma Moção de Aplausos das mãos dela e do vereador, como reconhecimento por disseminarem  e difundirem a vida e obra de Gervásio.  “Conheço todos aqui hoje e nós queremos trazer a memória do meu pai, para que ela não morra. E eu tenho uma missão de continuar levando a memória do meu pai à frente”, disse.

Para o secretário estadual de Cultura Allan Kardec, Gervásio foi um dos homens mais importantes do país, pois todas as ações dele resultaram em contribuições para literatura, educação, historiografia, para o segmento jurista, para o teatro, entre tantas outras áreas,  e que precisam ser exaltadas.

“Gervásio, um homem multifacetado. Eu levarei para sempre o nome de Gervásio comigo. Também gostaria que meus filhos se espelhassem em homens da envergadura de Gervásio Leite e farei meu papel de ser guardião da memória dele. Dizer da importância de Gervásio chega até a ser retórico”, encerrou.

Também participaram da sessão solene, o secretário-adjunto de Cultura de Cuiabá, Jota Astrevo,  e o advogado e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Eduardo Mahon, que se lembraram da história de vida Gervásio Leite.

BIOGRAFIA – Gervásio Leite formou-se em Direito na Universidade do Rio de Janeiro, atuou como advogado, tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e chegou a ocupar o cargo de presidente do órgão em 1966.

Também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso, deputado estadual e lecionou na Escola Técnica de Comércio e junto à Faculdade de Direito de Cuiabá.

Também foi professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), jornalista e co-fundador do jornal Estado de Mato Grosso. Gervásio Leite faleceu aos 73 anos no Rio de Janeiro (RJ), em 1990.

Karine Miranda | Assessoria Vereador Marcelo Bussiki