01/07/2019
Vereador Dr. Xavier presta homenagem aos profissionais de Saúde Mental em Cuiabá

Foram homenageados com Moção de Aplausos 104 integrantes da rede municipal de Saúde Mental. Evento teve lugar no Plenário da Casa de Leis

Em sessão solene, o vereador Dr. Xavier oficializou hoje (1) homenagem aos servidores de Saúde Mental integrados à rede pública municipal. Foram agraciados com Moção de Aplausos 104 profissionais do setor, iniciativa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela categoria para melhor ampliar as condições de atendimento humanizado aos pacientes. O evento contou com as presenças de psicólogos, coordenadores dos Centros de Assistência Psicossocial e Residências Terapêuticas da capital.

Segundo justificativa do parlamentar, os profissionais da Rede Especial de Saúde Mental (lotados na Secretaria Municipal de Saúde) desenvolvem destacadas atividades laborais junto a esses núcleos. "Portanto, estão inseridos dentro do Controle Social, o que significa estar também presente em espaços importantes, vitais ao desenvolvimento da Saúde Mental dentro do Sistema Único de Saúde".

Ainda pontuou que os servidores da Saúde Mental fazem muito mais: auxiliam os pacientes a manter equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. "Em síntese, propiciam capacidade para que administrem a própria vida, bem como as emoções, contextualizando um amplo aspecto de variações. Isso acontece de forma norteada e espontânea, sem perder o valor real e do preciso. Assim, homenageamos hoje 104 servidores que contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e social dos seus semelhantes portadores de transtorno mental. Homenagem, aliás, extensiva a todos os profissionais do Estado e do Brasil".

"PRECISAMOS DAR LIBERDADE AOS PACIENTES ENCLAUSURADOS EM HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS, A EXEMPLO DO ADAUTO BOTELHO. A LUTA ANTIMANICOMIAL TEM SIDO INTENSA EM TODO O PAÍS..."

A "Luta Antimanicomial foi citada por Dr. Xavier como uma das motivações para maior empenho do Poder Público em proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da Saúde Mental. "Temos ainda algumas dezenas de pacientes enclausurados no Adauto Botelho em Cuiabá, quando poderiam estar nas Residências Terapêuticas, acaso essas unidades fossem ampliadas. É um olhar de humanização para que essas pessoas saiam de um confinamento tão injusto".

Conforme o vereador, existe um Programa de Saúde Mental que foi aprovado no município cuiabano, ainda agora sem vigência prática. "Se entrar efetivamente em vigor, aí, sim, poderemos proporcionar liberdade aos nossos semelhantes enclausurados no Adauto Botelho e implementar uma série de melhorias para expandir a humanização proposta na Saúde Mental. Não podemos aceitar mais a devolução de verbas por ingerência administrativa do Poder Público, fato que já sucedeu".

A Mesa de Honra dessa Sessão Solene foi presidida pelo vereador Dr. Xavier e composta pela coordenadora da Rede Especial de Saúde Mental em Cuiabá, Roseli Batista Costa Deiza da Silva Almeida Prado, gerente das Residências Terapêuticas e Roseleide Capilé, gerente do CAPs AD - Álcool e Drogas e Transtorno Mental Infanto Juvenil.

Assessoria Vereador Dr. Xavier