15/07/2019
Vereador homenageia entidade centenária
Rafael Martine
Orivaldo, ao centro, autor da Sessão Solene

O vereador Orivaldo da Farmácia (PP) promoveu uma Sessão Solene nesta (11) pela manhã para homenagear a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) pelos seus 107 anos de fundação. Orivaldo ressaltou que o evento homenageia “associados, diretoria atual e diretorias passadas por que muito contribuem e contribuíram com a evolução da atividade comercial e o desenvolvimento em geral de Cuiabá”.

O atual presidente da entidade Jonas Alves afirmou que a homenagem “é um grande reconhecimento à entidade que hoje conta com mais de mil associados e presta grande serviço a toda a categoria e não só aos associados, pois suas conquistas são vitória e alcançam toda a classe comerciante”.

O presidente destacou que a ACC pode ser considerada a “mãe” de várias outras entidades de classe que existem em Cuiabá. “A primeira reunião da ACC foi realizada na sede da Câmara Municipal no dia 01 de setembro de 1912. Ela foi criada na administração do Intendente – cargo que equivale a Prefeito atualmente – Coronel Manoel Escolástico, que foi seu primeiro presidente. Muito tempo depois, a primeira reunião do CDL – Clube dos Dirigentes Lojistas -, foi realizada na sede da ACC e teve início em uma sala que emprestamos”.

Nesses mais de cem anos de existência a Associação Comercial atuou como personagem em grandes momentos da história da cidade, do estado e também do país. Representando o grupo de diretores do passado, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-Deputado Estadual Ubiratan Spinelli (Tonzinho), recordou que “as associações de todo o Brasil foram chamadas a Brasília pelo Chefe da Casa Civil do Presidente Ernesto Geisel, o General Golbery do Couto e Silva, para discutir e opinar sobre os rumos do governo militar no país. Então, tivemos um papel decisivo na decisão da abertura política, pois o posicionamento nosso foi pela liberdade”.

Em Cuiabá a ACC foi responsável por avanços que hoje são marcos na transformação da Capital mato-grossense que passou de uma cidade acanhada cujos limites ao norte “eram o fim do mundo”, conforme classificou Tonzinho, associado desde a década de 60, tendo exercido a presidência em 1976.

Na década de 70, logo depois da divisão de Mato Grosso e a conseqüente criação do Mato Grosso do Sul, a Associação encabeçou a construção do primeiro prédio comercial da cidade, o Palácio do Comércio, onde hoje funciona sua sede.

Dentre outros avanços, a ACC foi a responsável por instalar a primeira linha telefônica da Capital, hoje os aparelhos de comunicação são apetrechos prosaicos, mas houve um tempo em que o valor de imóveis e pontos comerciais sofriam alteração em função de uma linha telefônica. Semelhante processo ocorria com a cópia de documentos, hoje serviço comum em qualquer bolso, via celulares, mas a primeira máquina de copiar em Cuiabá funcionou na sede da Associação que adquiriu em 1953 um mimeógrafo, aparelho movido a manivela cujo “toner” era uma garrafa de álcool 42 graus.

Voltando um pouco mais no tempo, o presidente Jonas Alves lembrou que coincidentemente, estamos às voltas com uma discussão em torno do PL-153 sobre reforma tributária no estado, medida que vai majorar impostos e impactar preços, atingindo comerciantes e sociedade. “Uma discussão desse tema está registrada em nossas atas e aconteceu no ano de 1956 e já nessa época a ACC marcava posição em favor dos comerciantes”.

A Associação está presente no cotidiano da cidade historicamente. O desenvolvimento da atividade comercial está marcado pelas decisões das pessoas que ocuparam suas salas para discutir os rumos do comércio na cidade.

Uma das mais destacadas medidas nesse sentido é a semana Liquida Centro que teve sua 13ª edição encerrada sábado (13), quando a população pode adquirir produtos com até 70% de desconto.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Assessoria: Etevaldo de Almeida