26/07/2019
O “coração” da Câmara bate pelo aprimoramento dos serviços
Câmara Municipal de Cuiabá
ESPECIAL

Primando pela gestão eficiente e a economicidade com a Coisa Pública, a atual administração da Câmara Municipal de Cuiabá está implementando cerca de 30 projetos e ações cujo objetivo é de dar condições de trabalho aos funcionários e aprimorar os serviços prestados pelo Legislativo.

Todas as propostas devem, obrigatoriamente, passar pelo crivo da Secretaria de Finanças e Orçamento. “Tudo passa por esta Secretaria. Podemos dizer que estamos no coração da Câmara”, observa a secretária de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, Vera Gomes da Silva.

A secretária enfatiza que as determinações são da atual gestão, comandada pelo presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão. “O presidente tem o perfil gestor e trabalha focado no resultado, sem temer as ações que são necessárias fazer”.

Um dos projetos de maior impacto é a locação de veículos para servir os 25 gabinetes e ainda toda a administração do Parlamento Municipal. O processo licitatório para contratação do serviço está em andamento. Outro projeto que também está em tramitação na Casa visa disponibilizar internet a todos os gabinetes e setor.

Conforme a secretária, o intuito é de garantir a integração de todos os vereadores e departamentos do Legislativo, facilitando assim a comunicação entre os parlamentares, sua assessoria e administração da Casa.

Um dos projetos mais adiantados, contudo, é a implantação da catraca eletrônica na recepção, que vai garantir maior segurança para todos que frequentam a Câmara de Cuiabá.

Todos esses projetos fazem parte do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), um planejamento estratégico que foi construído por várias mãos.

A secretária Vera explica que o planejamento “foi elaborado com a colaboração de técnicos do Tribunal de Contas do Estado e da Prefeitura”, os quais devem ser executados a médio e longo prazo.

Desse planejamento constam ações de manutenção estrutural. “Por isso é preciso rigor no uso das verbas. Seja o pagamento de salário, a compra de equipamentos, enfim, todas as despesas passam por este setor”, disse.

O PDI, que significa Planejamento, Transparência e Controle Social, Educação Continuada, Inovação e Participação, tem por objetivo “contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefício da sociedade”, relata a Secretária.

O foco do programa é o desenvolvimento integrado e permanente das unidades gestoras, a partir da transferência de conhecimento, tecnologia e boas práticas de gestão.

GESTÃO PÚBLICA – À frente dessa empreitada está uma mato-grossense nascida na cidade de Cáceres, casada, mãe de duas filhas, formada em Ciências Contábeis, com especialização em Perícias Contábeis, Gestão de Negócios, de Pessoas e Auditoria.

Quando assumiu a Secretaria de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Cuiabá, a convite do atual presidente Misael Galvão, a contadora Vera Gomes da Silva, não imaginava que mudaria sua opinião sobre a burocracia da administração pública.

Trabalhando por mais de 20 anos na iniciativa privada, em escritório de contabilidade e também como professora universitária, ela “condenava a burocracia”.  Após assumir o cargo, contudo, ela viu ser um processo necessário, uma vez que “lidar com dinheiro público exige muito zelo, muito cuidado na tomada de decisões”.

A secretária destaca que na iniciativa privada os processos andam mais rapidamente, mas em compensação não existe tanta segurança jurídica quanto na esfera pública. Hoje ela percebe que as reuniões que podem parecer excessivas para quem analisa de longe são necessárias, porque o trabalho requer a participação de vários setores.

“Para fazermos as coisas corretamente, temos que ouvir a opinião de outros secretários. E temos também a presença constante do TCE, que aponta a direção. Então isso garante segurança para tomada de decisões”.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá