30/07/2019
Câmara cumpre planejamento e promove diversos avanços no primeiro semestre de 2019
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá
ESPECIAL

A Câmara Municipal de Cuiabá está realizando um balanço de suas ações no primeiro semestre de 2019. Neste sentido, a Secretaria de Gestão de Pessoal tem se destacado, principalmente, por conta das ações voltadas ao bom andamento dos trabalhos legislativos, bem como das adequações de sua estrutura organizacional.

O presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PSB), participou ativamente do planejamento do exercício de 2019, feito no ano passado, após a eleição da nova Mesa Diretora, em que foi eleito presidente.

O objetivo do planejamento, inicialmente, foi de programar o ajuste necessário para promover a reestruturação que se encontra em andamento na Casa de Leis.

Conforme explica a secretária de Gestão de Pessoal, Bárbara Helena de Noronha Pinheiro, neste primeiro semestre de 2019, foram implantadas modificações significativas na área administrativa, considerando a extinção e criação de novos cargos que trouxeram economicidade na folha de pagamento, além de remanejar atribuições de alguns cargos que foram renomeados e/ou incorporados. “Todas as ações tiveram como finalidade trazer mais eficiência, qualidade e economicidade à Câmara de Cuiabá”, disse Bárbara.

Dentre os principais avanços, Bárbara menciona a reformulação da Ouvidoria que aproximou ainda mais a população do parlamento o funcionamento da Escola Legislativa voltada à capacitação dos servidores a implantação dos núcleos sociais em defesa aos direitos da criança, do adolescente, do idoso e da mulher criação de uma coordenadoria de apoio ao trabalho das comissões permanentes do legislativo o início do pagamento do 13º salário no mês de aniversário do funcionário eficácia no controle do banco de horas dos servidores efetivos e digitalização das respectivas fichas funcionais.

A Coordenadora de Núcleo de Pessoal, Cristiane Auxiliadora Souza da Silva, servidora da Câmara Municipal há 23 anos, também destacou o Programa E-SOCIAL do Governo Federal, que em 2019 trouxe o desafio de ampliar o seu alcance, integrando o funcionalismo público brasileiro em todas as esferas.

“Anteriormente, apenas os funcionários da iniciativa privada faziam parte deste sistema de gestão trabalhista, que preserva e resguarda os direitos adquiridos de cada servidor público”, explicou Cristiane.

Cristiane Silva também enalteceu o trabalho integrado da Secretaria de Gestão de Pessoal do legislativo municipal com o Cuiabá-PREV, beneficiando os servidores através da agilidade nos processos de licença médica, auxílio doença, licença maternidade, aposentadorias, emissão de certidões de tempo de serviço e de contribuição, dentre outros.

O presidente Misael Galvão justificou todo esforço nas adequações promovidas pela nova gestão do legislativo, afirmando que é imprescindível ajustar a máquina pública para promover a sua modernização com economicidade. “É preciso trabalhar para tornar a Coisa Pública mais eficiente na prestação dos serviços à população. É neste sentido que estamos atuando à frente da Câmara Municipal de Cuiabá”.

Jean Estevan | Câmara Municipal de Cuiabá

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo