16/04/2007
Presidente inicia processo de descentralização de poder na Câmara de Cuiabá
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Lideres de bancada e mebros de comissões discutem pauta de projetos
Cumprindo mais uma proposta de campanha, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (sem partido), iniciou o processo de descentralização de poder da presidência e reuniu pela primeira vez na história do parlamento municipal, os lideres de bancada e presidentes de comissões, para discutirem os projetos de lei em tramitação na Casa e definir os que serão votados a cada sessão.

A reunião, que vai ocorrer todas as segundas-feiras, é considerada um marco na democratização dos trabalhos da Câmara. “Fui eleito com a missão de melhorar o diálogo entre os vereadores e discutir em conjunto com os demais pares as matérias que devem ser consideradas prioritárias, levando-se em conta as necessidades da população cuiabana”, enfatizou.

Conforme o presidente, as reuniões também servirão para esclarecer os vereadores sobre o andamento dos projetos nas respectivas comissões. “Isso vai facilitar muito o trabalho da Mesa Diretora. Depois das reuniões os líderes terão a incumbência de instruir os colegas de bancada sobre as decisões tomadas pelo colegiado”, apontou.

A Câmara Municipal vota amanhã quatro projetos de lei propostos, respectivamente, pelos vereadores Marcus Fabrício (PP), Luiz Poção (sem partido), Lueci Ramos (PFL) e Lúdio Cabral (PT). Também serão apreciados dois vetos do Executivo que trancam a pauta da Casa. O primeiro trata do projeto de lei, proposto pelo vereador Francisco Vuolo (PR), que proíbe a veiculação de propaganda em caixas coletoras de entulhos da Construção Civil. Em seguida será apreciado o veto à proposta do vereador Lúdio Cabral de realizar audiências públicas quadrimestrais sobre as receitas e despesas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por último, os vereadores devem votar a mensagem da Prefeitura que autoriza a Companhia de Saneamento da capital (Sanecap) a implantar o projeto de premiação aos consumidores que mantém o pagamento das faturas em dia.

Assessoria: Secom Câmra Cbá/Andrea Haddad