14/08/2019
Vereadores inspecionam unidades de atendimento a vítimas de violência
Os vereadores Marcelo Bussiki (PSB) e Adilson Levante (PSB), presidente e membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Feminicídio, respectivamente, realizaram nesta quarta-feira (14) a primeira inspeção das unidades de atendimento a vítimas de violência de Cuiabá. Eles estiveram no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da região Norte.

A fiscalização faz parte dos trabalhos da CPI criada para apurar o aumento no número de crimes contra a mulher classificados como feminicídio (Lei nº 13.104/15) e crimes relacionados à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06) em Cuiabá. Também compõe a CPI o vereador Ricardo Saad (PSB), relator da comissão.

De acordo com Bussiki, o objetivo da inspeção é fazer um diagnóstico da estrutura física, de pessoal, atendimento e serviços prestados pela unidade às mulheres vítimas de violência. “Sabemos que esses casos de violência são delicados e precisam de uma atenção especial. Todas as informações aqui recolhidas farão parte de um diagnóstico que vai compor o relatório final da nossa CPI”, disse.

No Creas, os vereadores avaliaram a necessidade de aumento de salas individualizadas para atendimento às mulheres, a fim de garantir a privacidade, e o aumento no número de profissionais, especialmente psicólogos. Isso porque o Creas realiza outros tipos de atendimento voltados também para idosos e crianças.

Também foi constatada a necessidade de segurança no local, tanto para os servidores quanto para as vítimas atendidas, uma vez que já houve casos de agressores irem até o local. Para o vereador Adilson Levante, é muito importante que haja o fortalecimento do Creas, pois o órgão desempenha um relevante papel no atendimento às mulheres e a toda a sociedade.

Além dos vereadores, acompanharam a inspeção o coordenador do Creas Fulgencio Neto, a psicóloga Josiely Cristina na Cruz e a assistente social Ligia de Amorim.  A previsão é de que sejam feitas visitas e inspeções também no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Casa de Amparo e na Delegacia da Mulher. Ao todo, a CPI deverá ter duração de 120 dias.

Texto e foto: Assessoria

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues