Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
16/08/2019
Secretário faz explanação sobre previdência do município
Câmara Municipal de Cuiabá
Uma equipe do Cuiabá-Prev (Instituto Municipal de Previdência Social) esteve reunida com servidores da Câmara Municipal de Cuiabá, no Plenário Ana Maria do Couto, na manhã desta sexta-feira (16), com a finalidade de fazer uma explanação sobre a atual situação da entidade previdenciária do município.

O Cuiabá-Prev conta com pouco mais de 9.400 contribuintes beneficiários. Desse total, apenas  88 são servidores da Câmara. Os demais estão ligados à Prefeitura Municipal. Somente os servidores efetivos contribuem para o Cuiabá-Prev, os  comissionados e vereadores contribuem para o INSS.

A Câmara repassa mensalmente ao instituto, pouco mais de R$ 220 mil reais. O secretário-adjunto de Previdência, Fernando Jorge Mendes Oliveira, que fez a explanação, mostrou números bastante favoráveis, ressaltando que a previdência cuiabana possui uma situação, não só confortável, mas também de destaque frente a maioria dos institutos existentes no país.

As provas de prestígio estão refletidas nos certificados conquistados. Dentre outros, possui o certificado ISO-9001, conferido pelo ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em 2015. E o Cuiabá-Prev foi o primeiro instituto no Brasil a receber o prêmio Pró-Gestão. No país todo, apenas outros 31 institutos previdenciários receberam essa premiação, do mais de 2000 em funcionamento. Em Mato Grosso, somente Cuiabá e Lucas do Rio Verde, tiveram esse reconhecimento.

O instituto previdenciário do município nasceu como Ipemuc (Instituto de Previdência do Município de Cuiabá), em 1990, que operava mais em âmbito assistencialista. Em 2004 foi criado o Cuiabá-Prev, como autarquia. A atual configuração de fundo previdenciário foi implementada em 2015.

Fernando explicou que decisões no Cuiabá-Prev passam por colegiados como o Conselho Previdenciário que é formado por 9 servidores, sendo 5 eleitos pela classe (3 da ativa, 2 dos inativos), e outros 4 indicados (2 pelo Executivo, 2 pelo Legislativo), para um mandato de 2 anos.

Existe também o Comitê de Investimento, formado por 5 membros, indicados pelo Executivo. A partir de 2015, o Cuiabá-Prev está subordinado ao Poder Executivo. Fernando disse que uma das principais conquistas da atual gestão do instituto é a digitalização dos processos. Hoje os dados da previdência municipal estão na palma da mão, com isso o Prefeito tem condições de não só acompanhar a tramitação de processos como assinar uma aposentadoria do seu gabinete. Em última análise, “isso elimina papéis e dá muito mais celeridade”, arremata Fernando.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.