20/08/2019
Filha faz apelo pela saúde mãe durante tribuna livre
Câmara Municipal de Cuiabá
Na Tribuna Livre da sessão ordinária desta terça-feira (20,) a dona de casa Kerle Santana fez um relato das dificuldades que sua mãe, Alice Santana, vem encontrando para receber o tratamento de saúde de que necessita.

A genitora está internada no Hospital São Benedito, desde que foi transferida do Pronto Socorro, onde esteve internada por ter sofrido um AVC, em 2006.

Durante os primeiros exames foi descoberto um aneurisma cerebral, dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria, obrigando a transferência para o São Benedito.

Em 2017, na realização de cirurgia para desobstrução da artéria comprometida, descobriu-se que ela já apresentava comprometimento de 90%, sendo que em 70% já é considerado um estado grave, exigindo novos procedimentos médicos. No decorrer do tratamento foi encontrado um tumor, identificado como câncer de mama. E em 2018, os médicos descobriram mais 3 aneurismas.

“Considero minha mãe uma vencedora”, resignou-se Kerle, antes de revelar que seu caso tornou-se conhecido após ter sido divulgado em vídeo pelas redes sociais. Mas, advertiu, não foi uma forma de protesto ou crítica, porém, uma forma de pedir socorro e de ajudar a outros que estejam em estado tão grave.

Ocorre que o Hospital São Benedito possui uma máquina hemodinâmica que pode tratar dezenas de doenças e também aumentar a eficácia no diagnóstico. Mas esse prodígio da ciência não está em funcionamento.

Além disso, o equipamento, que foi adquirido a um custo de pouco mais de 3 milhões de reais, possibilita tratamento menos invasivo para angiografias, desobstruções, malformações de veias e artérias, aneurismas, arritmias, embolizações de tumores e valvoplatias, o que minimiza a ocorrência de seqüelas pós-cirúrgicas.

O vereador Abílio Júnior (PSC), que convidou Kerle para a Tribuna, disse que o tema traz a convicção de que há momentos em que os vereadores devem ignorar a questão de ser base ou oposição, para discutir e buscar benefícios para aquele que precisa do serviço público.

“Fizemos um trabalho conjunto, vereador de oposição como eu, Diego Guimarães (PP), Felipe Wellaton (PV), Marcelo Bussiki, Dilemário Alencar (PROS), Lilo Pinheiro (PDT), e também vereador da base como Ricardo Saad (PSDB), Dr. Xavier (PTC) e Toninho de Souza, que também tem um amigo que está esperando por esse equipamento há pelo menos três anos”.

Abílio informou, lamentando, que o Prefeito Emanuel Pinheiro, anuncia para hoje, às 14h, no Hospital São Benedito o lançamento da Campanha SOS AVC, com a promessa de revolucionar os tratamentos neurológicos em Mato Grosso. Segundo o vereador a Campanha contempla uma série de serviços, mas não inclui o funcionamento da máquina de hemodinâmica.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá