27/08/2019
Santa Terezinha está em situação de abandono, relata presidente do bairro
Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Dilemário Alencar (PROS) convidou o presidente do bairro Santa Terezinha (localizado na região do Grande Coxipó), Márcio Neres, para fazer uso da palavra na Tribuna Livre da Sessão Ordinária Da Câmara Municipal de Cuiabá, desta terça-feira (27).

Em dez minutos, o comunitário fez um relato denunciando a situação de abandono no qual se encontram os mais de 11 mil moradores do bairro.

Conforme o relato de Neres, em razão da escassez de água, os pequenos comerciantes do bairro já estão ficando obrigados a fechar as portas. “Estamos sofrendo um verdadeiro massacre por falta de estrutura e serviços básicos”, gritou indignado.
Relatou ainda que os comerciantes maiores recorrem a caminhões pipas para manter o funcionamento, onerando o custo que, obviamente, é repassado para os clientes.

Márcio Neres contou que pelo projeto original, o bairro seria abastecido por poços artesianos, que não resistem à demanda. Ele afirmou que a alternativa de fazer revezamento com a ETA Parque Cuiabá não resolveu o problema.

Outra questão reclamada foi sobre o transporte coletivo. Neres cobrou a instalação de coberturas nos pontos de ônibus. A situação, considerada lamentável pelo presidente, é agravada também pelo número reduzido de veículos que servem à linha.
“Em horário de pico, quando os trabalhadores voltam para casa, é impossível entrar nos ônibus. E o pior é que as empresas argumentam que isso acontece porque todos querem embarcar no mesmo horário – como se fosse possível fazer um revezamento para voltar para aos lares”, falou.

O abandono fica mais caracterizado quando se leva em conta a obra da unidade de saúde, cuja construção está parada há pelo menos de 3 anos.

APOIO – O vereador Dilemário revelou que já está tomando providências para encaminhar soluções aos problemas apontados. “Vamos marcar uma reunião com os representantes da Águas Cuiabá e da Arsec, para resolver a questão da água”.

Quanto ao transporte, o vereador destacou que junto à Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) a reivindicação será pela melhoraria dos serviços e também para mostrar que em Cuiabá paga-se a passagem mais cara do Brasil e não é justo que a população seja tratada dessa forma.

O vereador Orivaldo da Farmácia (PP) e Adilson Levante (PSB) também se manifestaram em apoio ao presidente Márcio Neres.

Orivaldo lembrou que desde o primeiro ano do seu mandato acompanha a luta dos moradores do Santa Terezinha por melhorias para o bairro. Segundo Orivaldo, a construtora entregou as obras com bastante deficiências que até hoje causam transtornos àquela população.

Etevaldo de Almeida - Câmara Municipal de Cuiabá