Início
NOTÍCIAS
28/08/2019
Após reunião da CCJR, vereadores esperam reverter vetos em Plenário
Câmara Municipal de Cuiabá

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Cuiabá, em reunião ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (28), apreciou pareceres de dois projetos de lei e cinco vetos do Executivo.

A responsável pela Coordenadoria das Comissões Permanentes, a advogada Fabiana Orlandi, que dirigiu os trabalhos, frisou que os dois projetos em questão, seguem para análise de outras comissões pertinentes, tendo em vista que receberam pareceres favoráveis da CCJR.

O vereador Diego Guimarães (PP) que teve um Projeto de Lei analisado na reunião afirmou que está confiante nessa perspectiva. “O projeto que apresentei é para instituir o Cadastro Municipal de Pessoas Portadoras do Lupus, doença que acomete várias pessoas. Com o cadastro esses pacientes vão desfrutar de maior conforto e o tratamento terá mais agilidade. Por isso espero que o Plenário derrube o veto do Prefeito”.

Situação idêntica vive o vereador Dilemário Alencar (PROS), cujo projeto apreciado visa garantir o direito dos veículos do projeto Buscar trafegarem pela faixa reservada aos ônibus do transporte público.

“A Semob já tem mostrado condescendência para com as vans do Buscar, mas alguns motoristas receberam multas por trafegarem na faixa exclusiva”, declarou Alencar.

Ele esclareceu que as vans do projeto são propriedade da Semob, que repassa as multas para os condutores. O parlamentar entende que por se tratar de um serviço de utilidade pública – o Buscar transporta pessoas com dificuldade de locomoção, em regra, cadeirantes – deve gozar dessa facilidade, pois é um público que já enfrenta dificuldades devido à condição física. “Além disso, as vans que atendem esse projeto, não chegam a dez veículos”, frisou Dilemário.

Os vetos, porém, são analisados somente pela Comissão de Constituição e Justiça. Após isso, eles são encaminhados à Secretaria de Apoio Legislativo, e já estão aptos para entrarem na pauta de votação.

“Dos cinco vetos apreciados, três foram mantidos pela CCJR, seguindo a coerência técnica jurídica. Outros dois foram derrubados, pois os vereadores entenderam que não se justificavam”, explicou Fabiana.

Importante salientar que, uma vez em Plenário a situação dos vetos pode sofrer reversão, tendo em vista que a decisão do Plenário é soberana. Vale destacar que os vereadores se mostraram inclinados em trabalhar para dar prosseguimento aos projetos, derrubando os veto.

A reunião foi presidida pelo vereador Lilo Pinheiro (PDT), presidente da CCJR, secretariado por Wilson Kero-kero (PSL), membro titular da Comissão, e acompanhada pelos vereadores Diego Guimarães (PP), Zidiel Coutinho (PV) e Dilemário Alencar (PROS).

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/11 - Estatuto da igualdade racial, de Edna Sampaio, será sancionado pela prefeitura
29/11 - Dr. Luiz Fernando convida Urologista para ministrar palestra sobre Câncer de Próstata no TCE
28/11 - Câmara conclui a implantação da DCTFWeb
28/11 - Câmara vota pauta com 10 itens em Sessão Ordinária
28/11 - Vereadores de Cuiabá aprovam projetos de lei e pareceres na sessão desta terça-feira
28/11 - Em reunião ordinária CCJR delibera sobre 13 processos nesta quarta-feira
28/11 - Carta de ambientalistas a governo Lula é tema de tribuna livre
28/11 - Sargento Joelson entrega título de cidadão cuiabano à Edmilson Maciel da Banda Terra
24/11 - Nota de Pesar | Izabel Silveira Samaniego
22/11 - 5º Mutirão da conciliação promovido pelo vereador Rodrigo Arruda vai até quarta-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.